Benefícios da formação técnica para o ingresso no mercado de trabalho são temas de bate-papo online de amanhã

Promovido por representantes das instituições mantidas pela Fundação Salvador Arena, encontro discutirá a importância de cursos técnicos no cenário atual

Amanhã, quarta-feira (22), às 19h, as unidades educacionais da Fundação Salvador Arena, promovem um bate-papo online sobre os benefícios da formação técnica para o ingresso no mercado de trabalho. O encontro contará com a participação de Alexandre Candido da Silva, professor coordenador do Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), que oferece o curso Técnico em Agropecuária; e de Marcio Rodrigues, professor coordenador do Colégio Engenheiro Salvador Arena, que disponibiliza os cursos técnicos em Mecânica e em Informática.

Na ocasião, os representantes das instituições vão abordar temas pertinentes às respectivas áreas técnicas, além de destacar quais segmentos de cada formação estão mais aquecidos; as oportunidades de trabalho e de integração entre as áreas; as competências necessárias para o trabalho em equipe, para resolver problemas e para buscar soluções cada vez mais complexos; bem como esclarecer possíveis dúvidas sobre os cursos e seus respectivos processos seletivos.

Assim como em todas as demais formações oferecidas pela Fundação Salvador Arena, os três cursos técnicos são gratuitos. Destinados a candidatos que concluíram o Ensino Médio e ainda não têm Ensino Superior completo, oferecem alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático gratuitamente aos estudantes. Atualmente, estão abertas as inscrições, online e gratuitas, para o novo curso técnico em informática e para as vagas remanescentes do curso técnico em agropecuária, ambos com início das aulas já no segundo semestre de 2022. Os processos seletivos para todos os cursos técnicos da instituição ocorrem duas vezes por ano.

Colégio Engenheiro Salvador Arena: cursos Técnicos para excelência na profissionalização

Recém-lançado pelo Colégio Engenheiro Salvador Arena, o Curso Técnico em Informática tem o objetivo de suprir o mercado de Tecnologia da Informação (TI) com uma formação generalista, que oferece ao aluno formado uma porta de entrada para o mercado nas diversas áreas de TI, ao mesmo tempo em que garante ao mercado uma mão de obra qualificada. Já o Curso Técnico em Mecânica, oferecido desde 2018 pela instituição, forma profissionais para atuar nos setores de projetos, automobilístico, metalmecânico, siderúrgico e na fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais.

Segundo o professor e coordenador dos cursos técnicos do Colégio, Marcio Rodrigues, as matrizes curriculares foram criadas por um corpo docente atuante nas áreas, para viabilizar uma rápida inserção no mercado de trabalho. “Os professores dos cursos técnicos do Colégio Engenheiro Salvador Arena possuem sólida vivência nas áreas relacionadas e trazem um olhar mercadológico para as salas de aula, oferecendo aos alunos uma formação muito fiel à rotina profissional. As aulas práticas dos cursos técnicos são realizadas em laboratórios com todos os recursos necessários, os mesmos utilizados pelos alunos da Faculdade”, acrescenta.

Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena: rápida inserção no mercado de trabalho

Inaugurada em 2021, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena conta com uma infraestrutura moderna e tem a proposta de oferecer uma formação intensiva aos estudantes, mirando uma rápida colocação no mercado de trabalho em atividades de gestão, planejamento, projetos, produção animal, vegetal e agroindustrial. Para tanto, sua grade curricular é composta por conteúdos que visam atender as necessidades de produção e organização da agricultura familiar e do agronegócio, de modo a melhorar a qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social. “Além disso, o curso tem uma carga horária concentrada em dois semestres letivos, o que agiliza a formação e facilita o ingresso no mercado de trabalho ou a continuidade nos estudos em Agropecuária, com mais propriedade e autonomia. Assim, em apenas um ano, o aluno estará apto a atuar na área”, explica Cristina Favaron Tugas, diretora escolar da instituição.

Para contribuir para a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social em sala de aula até o final do curso e garantir a sua conclusão, são oferecidas três tipos de bolsas para o aluno da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes de Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família.

Fonte: CDN