Benefícios do húmus de minhoca em nosso jardim

O húmus de minhoca ou vermicomposto é muito mais do que um fertilizante orgânico para o nosso jardim ou pomar, além de fornecer nutrientes às nossas plantas, melhorará as características do solo. É uma substância orgânica (resíduos de plantas e esterco) transformada por minhocas e tão milagrosa que nos Estados Unidos a chamam de “magia negra”.

É produzido pela criação de minhocas, que se alimentam de resíduos orgânicos e estrume animal, produzindo este magnífico fertilizante natural. O húmus também é (mas não apenas) um excelente fertilizante para o jardim ou para o pomar. Contém os nutrientes necessários para serem assimilados pelas plantas, pois, graças ao trabalho das minhocas, foram realizadas todas as transformações químicas e microbiológicas necessárias.

Sendo composto inteiramente de resíduos vegetais e dejetos processados por minhocas, não utiliza nenhum tipo de produto químico tóxico, é um fertilizante completamente orgânico e natural, permitido na agricultura orgânica. Portanto, ele pode ser usado em seu jardim ou pomar sem medo.

O efeito do húmus de minhoca é surpreendente, pois torna o solo mais leve e mais macio e, portanto, mais fácil de trabalhar, por um lado, reduzindo o esforço do horticultor nos diferentes trabalhos e, por outro, facilitando a vida das plantas.

Além disso, o húmus é um fertilizante inodoro: não cheira a estrume, apenas cheira a terra úmida, como a que se encontra entre a vegetação rasteira. Portanto, é particularmente adequado em um contexto de horta urbana ou cultivo na varanda, onde seria difícil armazenar e usar produtos que geram odores desagradáveis.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems