Biodefensivos na Agricultura

A agricultura cada vez mais se utiliza dos Biodefensivos, para alcançar maior  produtividade. 

O controle biológico esta cada vez mais presente nas culturas agrícolas brasileiras, que busca combater doenças e pragas através de agentes naturais, seja ele um inseto predador, parasitóide ou microrganismos (fungos, bactérias e vírus).

O Brasil tem crescido no uso de biodefesivos, seguindo um tendência mundial na diminuição dos defensivos agroquímicos, contudo uma grande parte dos produtores não conhece esse tipo de produto.

biologicos

O uso dos biodefensivos trazem uma sério de vantagens, seja por que não comprometem a saúde dos trabalhadores que fazem uso desses produtos mas porque podem ser muito mais barato que que usar os agroquimicos comumente utilizados, que podem representar até 30% do custo de produção de uma cultura.

Atualmente muito se fala dos elevados preços pagos pelas commodities mais comercializadas no Brasil (soja, milho, algodão) só para exemplificar, mas também vem acompanhado da notícia de que o custo dos insumos para a produção, seja semente, fertilizantes e defensivos, também alcançaram patamares históricos nos preços de comercialização.

As pesquisas realizadas pela Embrapa e em empresas privadas muitas vezes em conjunto com centros de produção estão se intensificando no Brasil o que mostra o grande potencial de crescimento.

A utilização dos biodefensivos é um passo ao futuro da produção agrícola, Amália Borsari da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), reforça a importância de ‘usar o biológico sempre que possível e o agroquímico sempre que necessário’, para obter bons resultados nas culturas.

Já existe um movimento de governos e grandes Tradings no sentido de começarem a destinar uma parte das suas compras proveniente de produtores que se utilizam de biodefensivos nas suas culturas, e este é um caminho que só tende a aumentar.
O investimento em pesquisa, levantamento de dados estratégicos, diagnóstico de investimento do produtor, para saber como e onde o produtor pode investir vai ser o grande diferencial  em todas as áreas ligadas ao Agronegócio, portanto apresentar propostas diferenciadas aos novos produtores do campo será um diferencia, a INA –INTELIGÊNCIA NO AGRO esta aqui para auxilia-lo.

A INA –INTELIGÊNCIA NO AGRO pode auxilia-lo no levantamento de dados com os pequenos e médios produtores rurais e mapear as necessidades na utilização dos biodefensivos, gerando mais valor ao produto comercializado.

Participe da pesquisa que cruza os interesses dos produtores e da indústria do Agronegócio, entre empresas de insumos, fabricantes de máquinas agrícolas, startups e agroindústrias, já esta disponível para respostas. Em 2020 foram mais de 800 entrevistados, 25 culturas diferentes, agricultores de todos os Estados e um total de 24 diferentes segmentos do setor produtivo do Agro.

Fonte: Inteligência no Agro