Cavalo Mangalarga é uma das atrações da EAPIC 2023 em São João da Boa Vista (SP)

Até o dia 08/07, mais de 130 animais serão julgados nas modalidades de Marcha/Dinâmica e Morfologia; evento também recebe a 1ª Copa de Marcha de Muares

São João da Boa Vista (SP), localizado no Centro-Oeste do Estado de São Paulo, é considerado um dos berços do Cavalo Mangalarga. Desde 1943, nove anos após a fundação da ABCCRM, o município recebe exposições da raça. Uma das participações mais tradicionais do ‘Cavalo de Sela Brasileiro’ na região, acontece na Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (EAPIC).

Nesta 48ª edição da EAPIC, a Exposição Mangalarga recebeu mais de 140 inscrições, o número de animais expostos passou de 130. De acordo com Eduardo Grespan, Presidente do Núcleo Mangalarga da Serra da Mantiqueira, o sucesso das inscrições se dá pela tradicionalidade local. “São 80 anos de exposições na cidade. Por isso, a expectativa foi alta para este ano”, afirma.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), os julgamentos da exposição, que começam nesta quinta-feira (06/07) e vão até o próximo sábado (08/07), terão na comissão de jurados André Fleury, na Marcha/Dinâmica, e Agnaldo Andrade, que avaliará a Morfologia dos animais. A entrada para o público é gratuita.

1ª Copa de Marcha de Muares

A novidade deste evento acontece no dia 08/07, quando ocorrerá uma bateria da 1ª Copa de Marcha de Muares, filhos de éguas da Raça Mangalarga. Uma iniciativa inédita de Dalva Marques, representante da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga, e da ABCCRM promete fazer história nesta edição da EAPIC.

Fonte: Giovanna Catanho