De forma inédita, equipe de Fomento da ABCZ implanta PMGZ Corte em criatório na região de Beni, na Bolívia

Para a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o melhoramento genético não tem fronteiras. Com esta filosofia de trabalho, a equipe de Fomento acaba de implantar, de forma inédita, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Corte), em um criatório da Bolívia, na região de Beni.

A Fazenda Santo Domingo, do criador Percy Suarez, localizada em Trinidad-Beni, no norte boliviano, entra para a história como a primeira a aderir ao PMGZ Internacional. A adesão foi oficializada nessa terça-feira (4), durante o Dia de Campo PMGZ, realizado na propriedade pioneira, em parceria com a Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú). Em ato simbólico pela adesão, o Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, colocou o bóton de caranguejo da ABCZ no pecuarista Percy Suarez.

Cerca de 40 produtores bolivianos participaram do Dia de Campo na Fazenda Santo Domingo. O Gerente de Fomento, Ricardo Abreu, e o Coordenador Regional, Erwin Quiroga, permanecem no país vizinho até o fim de semana. Nesta quarta-feira (5), a equipe da ABCZ implanta o PMGZ na Fazenda San Antonio e, na sexta-feira (7), na Fazenda La Isla, que também recebem o Dia de Campo.

“Agradecemos o convite da Asocebu, através de seu presidente, Yamil Nacif, e estamos muito honrados em contribuir com o melhoramento genético dos rebanhos bolivianos.  Estamos apresentando aos criadores a estrutura de trabalho do PMGZ, a importância da coleta de dados e da avaliação visual pelo método EPMURAS. Também estamos capacitando-os para operar o Sistema de Avaliação de Genética (SIAG), e o Produz, que auxiliam no gerenciamento dos rebanhos”, ressalta Ricardo Abreu.

Fonte:  ABCZ