Cientistas discutem emissões na agropecuária em conferência internacional

Pesquisadores de vários países reúnem-se em Foz do Iguaçu (PR), de 04 a 10 de agosto, para a Conferência internacional sobre Gases de Efeito Estufa e Agricultura Animal (7ª GGAA). Pela primeira vez na América Latina, é um dos principais eventos mundiais sobre GEE na agricultura.

Com foco no apoio da ciência às práticas agropecuárias, esta edição busca trazer o conhecimento científico gerado durante os encontros anteriores e apresentar sua aplicação na busca de soluções para mitigação de gases de efeito estufa e adaptação dos sistemas de produção às mudanças climáticas.

Cientistas vão apresentar resultados de pesquisas sobre emissão e remoção de GEE e os principais avanços em diferentes sistemas agropecuários, como na criação de bovinos, ovinos, suínos e caprinos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Alexandre Berndt, presidente do Comitê Organizador Local e do Comitê Científico Internacional, cerca de 150 profissionais, de 39 países, vão participar do evento. Entre apresentações orais e pôsteres, são 158 trabalhos que abrangem diversas linhas de pesquisa, como, por exemplo, estratégias nutricionais para reduzir as emissões na pecuária, seleção genética de animais, sistemas de produção mais sustentáveis, modelos matemáticos para prever as emissões de metano de ruminantes, tratamento com inibidores e uso de extratos vegetais para reduzir emissões.

Palestras com cientistas renomados também estão na programação. Henning Steinfeld, da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO – Itália), fala sobre o papel da FAO no apoio às práticas sustentáveis; Alexander Hristov, professor da Universidade da Pensilvânia (EUA), apresenta Redes de Alimentação, Nutrição e Genômica Microbiana de Rúmen da Global Research Alliance (GRA); Thelma Krug, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e vice presidente do IPCC, aborda o papel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Além deles, mais 8 palestrantes internacionais discutem temas relacionados às emissões na pecuária durante a 7ª GGAA.

Nos dia 09 e 10 de agosto será realizada a assembléia anual do grupo de ruminantes da GRA, com representantes de 29 países.

A conferência é organizada pela Embrapa, Instituto de Pesquisa Agropecuária (INIA – Chile), Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA Argentina), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Universidade de São Paulo (USP).

Serviço

7ª Conferência sobre Gases de Efeito Estufa e Agricultura Animal (7ª GGAA)
Quando: 04 a 10 de agosto de 2019
Onde: Foz do Iguaçu (PR), no Centro de Convenções e Eventos do Hotel Golden Park Internacional.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste Por Gisele Rosso