Como a tecnologia pode colaborar com uma gestão mais eficiente no agronegócio?

Asian farmer using digital tablet in corn crop cultivated field with smart farming interface icons and light flare sunset effect. Smart and new technology for agriculture business concept.

O setor agropecuário é um dos mais complexos que existem na indústria moderna. O excesso de processos envolvidos e a necessidade constante de acompanhar todos nos mínimos detalhes é um dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área. Qualquer falha pode resultar em um prejuízo inestimável, colocando grandes safras de alimentos e recursos em risco.

Como um dos líderes globais do agronegócio, o Brasil vem investindo cada vez mais em tecnologias que auxiliem nos processos de produção e gestão. Apenas nos primeiros nove meses de 2023, o país já tinha acumulado mais de 126 bilhões de dólares em receita agropecuária, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa).

Esses números reforçam o papel crucial que as ferramentas tecnológicas vêm desempenhando no setor. Por meio de softwares de automação e sistemas de gerenciamento de dados, os gestores estão conseguindo lidar com questões complexas como redução de custos, controle dos impactos ambientais e gestão inteligente de recursos com muito mais facilidade e eficiência.

Nesse cenário, se destacam os chamados sistemas ERPs, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais. Esses softwares não atuam exclusivamente no agronegócio, mas sua eficiência e versatilidade já foram mais que comprovadas em diversos mercados. Podendo ou não ser combinados com outras ferramentas, esses sistemas são capazes de lidar com uma quantidade praticamente infinita de dados, uma habilidade que seria humanamente impossível.

Através da coleta e análise minuciosa dessas informações, o sistema consegue fornecer previsões detalhadas aos gestores, incluindo dados sobre o plantio, as colheitas, questões climáticas e outros assuntos que ajudam os responsáveis a se preparar para possíveis imprevistos. Além disso, o software também aponta com mais clareza onde estão os pontos mais falhos da operação, indicando onde é possível melhorar e fornecendo soluções a respeito da otimização de recursos.

O sistema ERP é uma ferramenta completa, programada para acompanhar toda a operação de perto e fornecer tudo que os gestores precisam para tomar decisões mais assertivas. Através desse controle, é possível garantir colheitas com máxima qualidade e uma exploração consciente de recursos naturais, o que por sua vez também colabora com a redução dos custos operacionais. No final, as empresas gastam menos e faturam mais.

Os custos para implementar essas ferramentas são altos, e, por enquanto, sua economia é garantida apenas a longo prazo. Contudo, justamente por ser um dos líderes de exportação global, o Brasil possui um dos mercados agrícolas mais avançados do mundo, ocupando uma posição de destaque graças à sua tecnologia de ponta. 

Fonte: Gabriela Araujo