Controle da infestação da Lagarta do Cartucho

As são problemas constantes nas lavouras. A lagarta do cartucho é considerada um dos maiores inimigos na cultura do milho. Ela pode ser encontrada em até 80% das lavouras e se aloja no cartucho do milho. A principal marca deixada é a presença de fezes.

Nas folhas ficam as marcas de raspagem e furos. Com a cultura em estágio avançado, o ataque pode atingir a espiga, ocasionando a entrada de água e fungos, prejudicando o rendimento da plantação.

O primeiro passo para o produtor é monitorar a lavoura. Quanto mais recente a infestação da lagarta, mais fácil pode ser o manejo. Ela é capaz de criar resistência a inseticidas e à biotecnologia usados no controle. O pesquisador do Gapes, Danilo Neiva, recomenda que a aplicação de inseticidas deve ser feita com recomendações, usando sempre o melhor produto disponível. O tamanho da gota também é importante para determinar a eficácia.

A lagarta costuma se alojar no cartucho durante o dia e ir para as folhas à noite. Uma boa aplicação de inseticidas deve acontecer de manhã bem cedo. É importante a rotação de tecnologia para evitar a resistência da praga.

O Gapes usou seu campo de pesquisas com milho para analisar o comportamento da lagarta frente às técnicas de controle disponíveis e assim prestar assistência técnica ao produtor.

Fonte: Da Redação – Sucesso no Campo
Crédito: SUCA