Controle de tráfego nas lavouras de cana-de-açúcar melhora a conservação do solo contra a erosão e aumenta a produtividade

A técnica contribui para a preservação e melhorias da saúde do solo sob os aspectos químico, físico e biológico

O controle de tráfego nas lavouras de produção da cana-de-açúcar é uma prática de produção agrícola alternativa que minimiza os efeitos adversos da colheita mecanizada crua, além de garantir a conservação do solo por mais tempo. Essa técnica tem contribuído para a diminuição das chances de erosão nas lavouras, ampliando a produtividade da colheita por mais anos e gerando mais rentabilidade para os produtores.

“Nas áreas onde você tem o controle de tráfego, é nítido que a incidência de erosão é menor porque a água da chuva tem maior possibilidade de se infiltrar no solo pelo aumento da porosidade total. O controle de tráfego é sinônimo de conservação de solo e essa água que é infiltrada se transforma em produtividade na próxima colheita”, comenta o especialista em desenvolvimento agronômico da Grunner, Tedson Azevedo.

Contribuindo para a preservação e melhora da saúde do solo, principalmente nos aspectos químico, físico e biológico, o controle do tráfego é um dos pilares nas operações das máquinas agrícolas da Grunner, as Smart Machines, na colheita de cana-de-açúcar, como explica Azevedo.

“O controle de tráfego que a Grunner oferece ao produtor de cana com suas tecnologias promove um solo mais saudável e produtivo. Por serem dotadas de piloto automático, nossas soluções possibilitam trafegar dentro da lavoura sem ‘pisar’ na linha de cana-de-açúcar, preservando e aumentando a produtividade do canavial. O fato de não compactar o solo de maneira generalizada e preservar a cana-soca de zonas compactadas beneficia justamente a produtividade, não só de cana por hectare, mas a produtividade daquilo que remunera o produtor, que é a tonelada de açúcar por hectare (TAH)”, complementa o especialista em desenvolvimento agronômico da Grunner.

Além da preservação da linha de cana, os equipamentos Grunner também apresentam soluções ambientalmente mais corretas e menos agressivas na comparação com os tratores convencionais utilizados na colheita. “Uma Smart Machine, por ter uma eficiência energética maior do que um trator, consegue transportar uma mesma quantidade de cana colhida com menor quantidade de diesel, gastando menos energia. Isso se reflete nos custos operacionais e na redução da emissão de gases de efeito estufa”, ressalta o especialista.

Produtividade em exposição

A experiência da Grunner no desenvolvimento de tecnologias agrícolas para o mercado de cana-de-açúcar será apresentada no 16º Congresso Nacional da Bioenergia, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) nos dias 05 e 06 de julho, em Araçatuba (SP). A companhia participará do ciclo de apresentações técnicas do evento com a palestra “Controle de tráfego na lavoura como alicerce para altas produtividades”, que será ministrada pelo especialista em desenvolvimento agronômico da Grunner, Tedson Azevedo, no painel mecanização/automotiva, no dia 05 de julho.

“Nós iremos mostrar a importância da implementação do controle de tráfego dentro da lavoura em todas as operações, principalmente na colheita, que é o momento em que a carga sobre o solo é mais pesada por conta dos equipamentos de colheita e de transporte da cana colhida para fora da área cultivada. Essa etapa é feita com a Smart Machine e é nesse momento em que se deve ter mais atenção com a conservação da estrutura do solo”, resume Azevedo.

Além da palestra comandada por Azevedo, a Grunner terá um estande virtual no site do congresso. O especialista em desenvolvimento agronômico da companhia enfatiza que essa é uma oportunidade para se expor o que há de mais moderno em tecnologia no setor sucroenergético.

“Eventos como esse são uma oportunidade que temos de estar em um ecossistema onde pessoas de diversos locais e produtores de cana se encontram para trocar informações e conhecer tecnologias que estão sendo desenvolvidos e utilizadas em outras lugares. Uma grande oportunidade de network e um momento de ter feedbacks de clientes e potenciais clientes”, conclui Azevedo.

Serviço

16º Congresso Nacional da Bioenergia

Data: 05 e 06 de julho

Local: Universidade Paulista (UNIP), campus de Araçatuba, Rua Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada, Araçatuba (SP)

Estande virtual da Grunner: https://www.udop.com.br/congresso/estandes-virtuais/grunner

Fonte: Juliano Rangel