Cromai, startup de inteligência artificial no agro, vence o Prêmio Agrishow de Startups 2023

A principal tecnologia desenvolvida pela Cromai detecta e classifica padrões de imagens coletadas por drones em campo para verificação de plantas daninhas, utilizando inteligência artificial. Dessa forma, os produtores conseguem fazer a pulverização de defensivos de forma precisa e localizada, proporcionando uma redução média de 65% no uso de herbicidas. Com essa solução, a startup foi a vencedora da 2ª edição do Prêmio Agrishow de Startups, anunciado  nesta quinta-feira durante feira.

Os diagnósticos e a inteligência da Cromai permitem ainda o aumento da produtividade e da sustentabilidade nas culturas, por meio de um controle mais efetivo de plantas invasoras, redução do tempo de tratores em campo, e sua consequente queda no consumo de combustível e emissão de gás carbônico. Além disso, a startup disponibiliza outras soluções de IA como detecção de impurezas vegetais nos carregamentos de cana-de-açúcar.

Para Thalles Linhares, head de negócios da Cromai, o prêmio é a consolidação de um trabalho realizado ao longo dos seis últimos anos para o desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia. “Trabalhamos incansavelmente para elevar a produtividade do produtor. Ser reconhecido por essa banca de jurados que representa todos os setores do agronegócio brasileiro mostra que estamos no caminho certo. Toda a equipe da Cromai está muito orgulhosa e agradecida por essa conquista.”

A premiação dará acesso a ecossistemas e projetos de inovação nacional e internacionais para a Cromai como uma imersão em Israel,  mentoria e acesso à Câmara de Comércio Brasil-Israel e parceria com a Business France, a agência pública francesa de apoio à Internacionalização da economia da França, com acompanhamento de implantação de projeto na França e apresentação a parceiros de negócios ou pesquisas franceses.

O prêmio foi aberto para todas as agtechs interessadas e teve 11 finalistas que apresentaram suas soluções na Arena de Inovação da Agrishow 2023. No dia 4, as startups mostraram aos jurados suas inovações, que escolheram as que melhor representam as necessidades do produtor rural brasileiro. A premiação teve como segundo e terceiro colocados a Doroth e a Krilltech.

Fonte: Flávia Romanelli | AgriDoce Comunicação