Demanda por sustentabilidade atinge consumo de bananas

As novas gerações estão mais conscientes e esperam que empresas também contribuam para um planeta mais sustentável

São Paulo, junho de 2021 – A geração Z, formada pelos jovens nascidos entre 1996 e 2011, tem trazido novas exigências para o mundo contemporâneo. Por observarem os impactos negativos que as gerações passadas tiveram na economia e no meio-ambiente – e mais recentemente, por sentirem os danos da pandemia de COVID-19 – os jovens estão mais conscientes de que cada setor da sociedade é responsável pela sustentabilidade no mundo. Essa tendência atinge todos os ramos alimentícios, incluindo a cadeia de bananas.

Isso é o que defende Vanessa Correa, diretora do grupo Leiria, empresa líder em comercialização de bananas. “A geração Z espera cada vez mais que os produtos tragam saúde e bem-estar, mas que o processo de produzi-los não tenha impactos negativos no meio-ambiente. Isso faz com que mudem seus hábitos de consumo e cobrem as empresas para que também cumpram seu papel”, explica.

A pesquisa da McKinnsey & Company corrobora essa perspectiva. Segundo o levantamento, dentre as principais características da geração Z está a busca por um diálogo honesto com autoridades e marcas para resolução de conflitos. No mesmo sentido, a pesquisa Detoille 2020 indica que saúde e bem-estar da família está entre as prioridades dos mais jovens. Em 2019, esse grupo já representava 32% da população mundial.

“O Grupo Leiria está preparado para atender às exigências desse novo público consumidor”, diz Vanessa Correa. A empresa adota um rígido sistema de controle que exige dos fornecedores as melhores práticas de cultivo, garantindo que as bananas sejam produzidas com baixo impacto ambiental. “E caso o fornecedor necessite, a empresa se dispõe a auxiliar em alguma das etapas que estiver defasada”, pontua.

A segurança alimentar é um dos nortes da empresa, em razão disso o Grupo Leiria faz uso de amplas medidas para que não haja riscos de contaminação dos alimentos em nenhuma das etapas. Os controles nas fases de produção asseguram que as bananas tenham maior qualidade, ao passo que os cuidados com as etapas de distribuição impedem que os produtos sofram contaminações. A rastreabilidade das bananas, realizada em parceria com PariPassu, verifica por meio de um QR Code toda a trajetória do produto e apresenta um quadro de informações que atestam a alta qualidade das frutas.

Larissa Milani, consultora de qualidade, frisa o compromisso do Grupo Leiria em garantir o rigor de cada processo na cadeia produtiva. “Quando se trata de contaminação e impacto ambiental, temos que analisar todas as etapas e garantir que tudo ocorra de forma adequada”, afirma. Atualmente, o Grupo Leiria conta com a importante certificação HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point, ou Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle, em tradução livre). Em breve a empresa também receberá os certificados ISO 22000 e Kosher.

Fonte: Ação Estratégica