Documentaristas franceses visitam fazendas no Triângulo Mineiro para gravações sobre o Zebu

A equipe de documentaristas franceses, que desembarcou no Brasil na última terça-feira (14) para a produção de um vídeo que irá retratar o desenvolvimento das raças zebuínas no Brasil, segue realizando gravações pela região do Triângulo Mineiro. Nos últimos dias, o grupo, de um canal estatal franco-alemão, esteve em fazendas da região e empresas de genética. A lista inclui as fazendas Cassu, Chácara Naviraí, São Geraldo, Terra Mata, e a central Alta Genetics.

Durante as gravações, o atual cenário da pecuária zebuína é destacado, como também a história dos pioneiros no investimento e desenvolvimento das raças no Brasil.

Vale lembrar que na quarta-feira (15) a visita dos documentaristas internacionais foi ao Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa. O local foi a primeira parada do grupo para o desenvolvimento do projeto no Brasil.

“Nosso objetivo é retratar a relação do homem com os bovídeos. Esse projeto conta com quatro documentários, sendo que cada um deles irá abordar uma espécie diferente, incluindo o Zebu”, explica Xavier Lefebvre, membro da equipe de documentaristas, que destaca ainda que para o episódio que irá retratar as raças zebuínas, serão realizadas também gravações na Etiópia, Índia e Suíça.

O grupo, que é acompanhado por membros produtora brasileira Camelô Produções, responsável pela produção executiva do projeto no Brasil, permanece no país pelos próximos dias, com gravações previstas nos estados do Amazonas e Pará. Na ABCZ o grupo foi recebido pelo presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu e Superintendente Geral da entidade, Jairo Machado Borges Furtado, e o gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.

Toda a programação a campo foi organizada e acompanhada pelo criador e ex-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. “No final da semana de gravações, eles agradeceram muito a recepção e elogiaram muito o manejo especial dos animais no Brasil e a preservação das fazendas que visitamos. Com certeza, foi uma grande oportunidade para mostrarmos a qualidade da pecuária brasileira”.

Fonte: ABCZ