Encontro debate imersão feminina na gestão e governança dos negócios em MT

É crescente a participação feminina no agronegócio brasileiro. Na última década, elas passaram a encarar a lida no campo como carreira e estão cada vez mais presentes nos diferentes elos da cadeia do setor. Inclusive, ocupam hoje cargos de liderança e atuam na Gestão e na Governança dos negócios. Para aprofundar o conhecimento na área, Mato Grosso irá contar com o encontro “Elas no Campo 2020”, que será realizado no dia 19 de junho, em Cuiabá.

Sob o tema “Mulheres em Foco”, a segunda edição do evento tem como intuito oferecer conteúdo de ponta sobre Gestão e Governança, bem como proporcionar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre as participantes. Conforme explica a presidente do Grupo Valure, a coach e mentora de gestão Lorena Lacerda, o encontro – que tem como foco reunir mulheres gestoras e empresárias do segmento do agronegócio – contará com especialistas e profissionais de renome no setor para palestras, painel e apresentação de cases de sucesso.

“Queremos contribuir para a continuidade do desenvolvimento das mulheres que atuam no segmento do agronegócio. A proposta do ‘Elas no Campo’ é justamente apresentar um conteúdo de excelência com as últimas novidades sobre inovação, liderança, Governança, economia e motivação, bem como oportunizar a troca de experiências entre as mulheres participantes”, destaca.

Em 2018, a primeira edição do encontro “Elas no Campo” reuniu mais de 400 mulheres do agronegócio e reverteu seu lucro para a estruturação do programa “De 20 em 20: Abrindo Portas” – um projeto social, sem fins lucrativos, cuja missão é auxiliar jovens mulheres rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

PANORAMA

Dados definitivos do Censo Agropecuário 2017, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a participação de mulheres na direção dos estabelecimentos agropecuários cresceu entre 2006 e 2017 – passando de 12,7% para 18,7% do total de 5,056 milhões de produtores, o que representa um total de 946 mil mulheres. Outras 817 mil participam da direção do estabelecimento de forma compartilhada com o cônjuge.

Fonte/Crédito: ZF Press