Encontro discute empreendedorismo, sucessão familiar e liderança no agro

“Incentivar a sucessão familiar, fomentar novas lideranças e despertar o empreendedorismo. Estes são pilares que vamos despertar em jovens de todo o Estado de Goiás”, destacou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e também presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner, nesta quinta-feira (26), no Encontro de Jovens Lideranças do Agro. O evento que ocorreu no auditório da Faeg, em Goiânia (GO), recebeu mais de 300 jovens de todo o Estado com o objetivo de discutir empreendedorismo, liderança e inovação para o futuro da agropecuária.

Na ocasião, José Mário ressaltou a importância da atuação dos jovens no agro, na sociedade e também no meio político. Para ele, por meio do diálogo e da atuação nestes meios, os municípios e o estado podem avançar na sucessão familiar, no empreendedorismo e na economia goiana. “Nossos jovens precisam de estímulo, oportunidade e incentivo para avançarem. Somos um país empreendedor, mas não temos encorajamento e apoio nenhum para isso. Nosso papel é estimular, incentivar essa geração a olhar para a economia e para a política com esperança. Precisamos acreditar em um futuro melhor. E o agro é o mais promissor da economia brasileira e um campo extenso de grandes oportunidades”, defendeu José Mário.

 whatsapp image 2018 04 26 at 15.19.56

Incentivar novos líderes para um novo agronegócio. Este foi o tema da palestra do coordenador Acadêmico de Programas da FGV In Company, José Luiz Tejon

Novo líderes

Incentivar novos líderes para um novo agronegócio. Este foi o tema da palestra do coordenador Acadêmico de Programas da FGV In Company, José Luiz Tejon. Ele falou aos jovens sobre criatividade, inovação e superação. “Isto significa acima de tudo capacidade de aprender a aprender. E criatividade é o insumo mais barato do mundo. Não custa nada, basta pensar, concentrar, observar, reunir as melhores coisas que você observa, e integrar ao seu desafio, ao seu negócio”, pontou.

Para Tejon, os jovens são sucessores e líderes. “Em todos os países existe a preocupação com a criação de sucessores. A nova agropecuária exige cabeças novas. Os jovens sucessores e os jovens lideres é que vão tocar as entidades e as associações. Por isso é necessário buscar a sabedoria dos sábios. Ninguém tem futuro sozinho, e se você não aprender estará incapacitado. Não perca tempo, aprenda, diversifique e comece”, explanou.

whatsapp image 2018 04 26 at 18.35.29

Camila Telles foi a segunda palestrante do encontro de Jovens Lideranças do AgroMotivação

Uma jovem de 25 anos, criada no campo e que um dia terá sob sua responsabilidade uma propriedade de 660 hectares em Pejuçara, município a 395 km de Porto Alegre. Diferentemente de muitas pessoas da mesma idade que não sabem para onde vão suas carreiras, a sócia proprietária da Agência Favo, Camila Telles e tantos outros jovens herdeiros de propriedades rurais no Rio Grande do Sul já têm em mente o caminho a ser trilhado. “O agro é uma certeza para mim. O meu papel agora é aprender muito”, destacou Camila, segunda palestrante do encontro de Jovens Lideranças do Agro.

Segundo ela, a sucessão é um processo construído junto aos pais. “Tenho em casa um exemplo de empreendedora e produtora rural, então é muito reforçador”, pontuou. Desde que se formou em relações públicas, o desafio tem sido unir o campo e a comunicação. “Tenho muito amor pelo campo e pela minha área. Por isso, decidi empreender em algo que unisse as duas coisas”, disse. Assim, iniciou recentemente a Favo, agência de comunicação focada apenas em agronegócio. “Usamos todas as estratégias de marketing digital, branding, em prol da valorização do setor”, explicou. Além deste projeto, há o Geração Agro, rede que busca unir jovens que estejam empreendendo em suas fazendas – e que virou blog no site do Canal Rural.

 whatsapp image 2018 04 26 at 14.36.08

Membro do grupo Faeg Jovem de Cachoeira Alta, Tacisio Tudeia esteve presente no evento

Visão do jovem

Para o engenheiro agrônomo e membro do grupo Faeg Jovem de Cachoeira Alta, Tacisio Tudeia, 26 anos, participar de eventos como este é importante para adquirir novas experiências. “Faço parte da Faeg Jovem em minha região e busco sempre aprender mais. Os encontros permitem isso”, destacou. Já o também engenheiro agrônomo, Tiago Martins, 24 anos, estar engajado em temas pertentes sobre o agro é motivador. Ele faz parte do grupo Faeg Jovem de Goianésia.

Texto: Nayara Pereira 

Fotos: Larissa Melo e Fredox Carvalho