Extensionistas auxiliam produtores rurais em Goiás

Em todo o Brasil, a atuação do extensionista e assistente técnico rural tem grande relevância nos municípios de produção agrícola. Isso porque há setenta anos, comemorados neste mês de dezembro, são eles os responsáveis por levar avanços tecnológicos e, juntamente com os produtores, pensar em estratégias para uma maior eficiência no campo.

No estado de Goiás, o produto que mais se destaca é a cana-de-açúcar. São aproximadamente 69 milhões de toneladas produzidas em mais de 900 mil hectares para cultivo. Toda essa produção conta com o trabalho dos técnicos em extensão rural.

Pedro Arraes, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado, a Emater-GO, ressalta a importância do extensionista para a produção agrícola da região.

“O assistente técnico é importantíssimo para gente poder ter uma produção sustentável e que isso gere renda para o produtor rural. E para fazer isso, há a necessidade desse extensionista treinado, capacitado, com informações novas sobre novas tecnologias e poder fazer a avaliação dele “in loco” da eficiência das tecnologias naquele local”.

São 339 extensionistas em todo o estado de Goiás. Sérgio Martins é um deles e conta um pouco do trabalho que faz.

“Ser extensionista, antes de mais nada, é um eterno aprendizado; só faz extensão quem realmente gosta, porque a gente tem que estar sempre aprendendo, sempre estudando e compartilhando isso aí junto com os produtores. O trabalho mais desafiador é estar sempre lidando com as diferenças, né? Com os diferentes tipos de produtores, as diferentes ações, as diferentes formas de encarar, e com novas tecnologias para o produtor aceitar. A extensão rural é sempre bem-vinda como o principal parceiro do produtor rural”.

Em todo o país mais de 11 mil profissionais extensionistas trabalham no auxílio aos produtores rurais.
Fonte: Agência Rádio Mais – Reportagem, Vítor Mendonça