FAO espera colheita recorde de cereais na América do Sul

A produção total de cereais na América Latina e no Caribe em 2019 está prevista em 276,5 milhões de toneladas, 14% acima da média dos últimos cinco anos, de acordo com os últimos relatórios da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Na América do Sul, a produção de cereais está bem acima da média, o que se reflete em grandes culturas de milho na Argentina e no Brasil e quase registra a produção de trigo, impulsionada principalmente pelas expansões nas áreas plantadas. No entanto, na América Central e no Caribe, a FAO estima que a produção total de cereais esteja abaixo da média de cinco anos, principalmente como resultado de déficits de chuva que afetaram negativamente as culturas de milho na maioria dos países, de acordo com o relatório de perspectivas de colheita e situação alimentar.

A produção sub-regional de milho de 2019 é estimada em um recorde de 169,5 milhões de toneladas, 26% acima da média de cinco anos, impulsionada pelo aumento da área plantada e pelas boas condições climáticas que aumentam a produtividade. No Brasil e na Argentina, a produção de milho em 2019 é oficialmente estimada em níveis recordes de 100 milhões e 57 milhões de toneladas, respectivamente. Da mesma forma, no Uruguai, a produção de 2019 atingiu um nível recorde de 816.000. Pelo contrário, a produção de milho no Chile diminuiu 20% em comparação com a média de cinco anos, em 973.000 toneladas. menor produção na última década.

Na Colômbia, a produção também deve ficar abaixo da média dos últimos cinco anos devido a condições climáticas desfavoráveis. Na Bolívia e no Paraguai, a produção anual de milho deverá diminuir, embora permaneça próxima dos níveis médios. Na Venezuela, a produção agregada em 2019 deve ficar bem abaixo da média.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay