Fórum Pontes Pantaneiras terá apresentação do espetáculo Guadakan, comidas típicas regionais, presença de artesãos e líderes de comunidades indígenas

O maior evento de conservação do Pantanal Pontes Pantaneiras: Conectando pessoas, cultura, biodiversidade e sustentabilidade sediará atrações culturais como o espetáculo de dança contemporânea Guadakan, apresentado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, e a Orquestra Revoada Pantaneira. Quem for visitar e acompanhar os três dias de evento poderá também degustar um menu especial recheado de comidas típicas, oferecido pelo Recanto das Ervas, adquirir produtos da sociobiodiversidade pantaneiras (artesanatos e alimentos), e acompanhar documentários sobre o Pantanal ao lado de pecuaristas, lideranças de comunidades indígenas, artesãos e ribeirinhos.

“Estamos trazendo grupos multiculturais pantaneiros, pecuaristas, acadêmicos, organizações não-governamentais, agentes de turismo, pesquisadores para mostrar como é possível criar alianças colaborativas entre todos os interessados na preservação do Pantanal. Nossa ideia é que esse evento aconteça periodicamente para que o tema esteja sempre em evidência no país”, afirma Cristina Tófoli do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma das instituições organizadoras do fórum.

O Fórum Pontes Pantaneiras será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A entrada é franca mediante inscrição pelo site link. A programação do fórum conta com cerca de 15 mesas redondas debatidas e apresentadas por mais de 100 painelistas envolvidos com o Pantanal. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre os desafios para o desenvolvimento de estratégias voltadas para oferecer alternativas de renda, conservar a biodiversidade e promover a pecuária sustentável, entre outras temáticas.

O Fórum é promovido pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, a Embrapa Pantanal, a University College London, o Smithsonian Institution e o ICMBio/CENAP, com o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, propõem abrir espaços de conversas sobre o modelo de uso sustentável para o Pantanal.​

Informações sobre o evento:

● Fórum Pontes Pantaneiras: Conectando pessoas, cultura, biodiversidade e

sustentabilidade

● Dias 16, 17 e 18 de agosto

● Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo – Campo Grande/MS

● Entrada gratuita

Credenciamento para cobertura de imprensa:

Acesse o link até o dia 15/8

Fonte: Allyne de Antoni