Homenagem à Febrac destaca a importância do empreendedorismo no campo e na cidade

No evento, realizado na Expointer, numa proposição do legislativo gaúcho, o governador Eduardo Leite recebeu da Federação a medalha Paulo Brossard

A‌ ‌Federação‌ ‌Brasileira‌ ‌das‌ ‌Associações‌ ‌de‌ ‌Criadores‌ ‌de‌ ‌Animais‌ ‌de‌ ‌Raça‌ ‌(Febrac)‌ recebeu nesta terça-feira, 7 de setembro, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, pelos 18 anos de existência, completados em 2020. O evento ocorreu na casa da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), que contou com a presença de autoridades, parlamentares e representantes de entidades participantes da Expointer.

O presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, agradeceu a homenagem, lembrando que a Federação teve o maior desafio da sua história ao realizar a Expointer 2020. Enfatizou o trabalho desenvolvido pelo legislativo gaúcho no enfrentamento de temas fundamentais para o avanço do Estado, saudando as  presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, e do deputado Ernani Polo, ex-secretário estadual da Agricultura.

Na oportunidade, Lamachia homenageou o governador Eduardo Leite com a medalha Paulo Brossard, destacando o seu trabalho pelo Estado. “Aproveito este momento para saudá-lo por sua gestão  dinâmica e equilibrada, assim como pelas recentes privatizações  da Corsan e da CEEE, diminuindo o tamanho do Estado para que cumpra suas necessidades básicas”, afirmou.

O dirigente salientou, ainda, que o processo de privatização, de adequação do tamanho do Estado, cria um ambiente mais favorável para os empreendedores gaúchos do campo e da cidade. “Não há melhor programa social do que a geração de emprego e renda”, salientou, concluindo o seu discurso com a afirmação de que a Expointer é muito  mais que uma exposição agropecuária, “transcendeu os limites do campo, é um orgulho do Rio Grande do Sul e patrimônio do Brasil”.

O presidente da  Assembleia Legislativa, por sua vez, ressaltou que a homenagem à  Febrac, pelos seus 18 anos, é em virtude da importância da entidade no setor primário gaúcho e brasileiro, assim como por congregar associações de criadores de animais de raça. O deputado Gabriel Souza também salientou o papel da entidade de ser co-promotora desta Expointer. “É uma exposição totalmente diferente, mas que está vencendo os desafios que se impõem pela questão sanitária, mas que certamente será de muito sucesso devido às entidades que a promovem”, pontuou.

O governador Eduardo Leite, em sua manifestação, afirmou que a Expointer é o momento também para as famílias urbanas entenderem melhor o agronegócio, a força que vem do campo e o quanto o Estado, que tem 40% da sua economia relacionada diretamente com a atividade rural, precisa do campo funcionando bem, forte e com fôlego para que a vida de todos seja melhor. “O Estado é forte e cabe a nós nos organizarmos para que o governo possa se ajustar, para que deixe de ser um obstáculo e possa ser uma alavanca para o desenvolvimento. O gaúcho é um povo empreendedor, competente e esforçado. Precisa de um governo que dê espaço para quem empreende gerar riqueza”, enfatizou.

Estiveram ainda presentes na ocasião o vice-presidente da Febrac, João Wolf, a ex-presidente Elisabeth Cirne Lima, bem como toda a diretoria da entidade.

Fonte: AgroEffective