‘Hotel de Abelhas’ busca conscientizar produtor sobre importância das abelhas de hábitos solitários

Estrutura feita de madeira, apresentada na Tecnoshow Comigo, garante a reprodução das abelhas, consideradas fundamentais para a polinização

Que as abelhas vivem em colmeias, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que elas também podem viver solitárias e até se “hospedar em um hotel”? A engenhoca feita de madeira pode ser observada em frente ao estande da Bayer, na 18ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). O consultor da empresa, zootecnista Heber Luiz Pereira, conta que a maioria das mais de 20 mil espécies de abelhas possui hábito solitário, ou seja, não se organiza em colônias. No Brasil, são cerca de 10 mil espécies desse tipo. Ele explica que a intenção da estrutura não é produzir mel, mas oferecer uma armação para que elas permaneçam o tempo necessário para fazer a nidificação e garantir a perpetuação da espécie. “Ela monta seu ninho, põe a cria lá, fecha e vai embora. A ideia não foi inventada por nós. É uma ideia antiga. Já tem muitas estruturas instaladas na Europa e, nos Estados Unidos, já se usa muito. É para abelhas de hábito solitário”, comenta.

Em formato de colmeia para chamar a atenção dos visitantes da feira, a estrutura apresenta cavidades onde foram colocados pedaços de madeira. “É só usar uma madeira que não tenha cheiro forte. Podem ser bambus, até canudos de papel ou plástico, mas a ideia é ser o mais próximo do natural para elas. Tem abelhas que escavam, que procuram um orifício pré-existente. Não precisa ter nenhum atrativo”, comenta.

As abelhas são consideradas fundamentais para a produção de alimentos e, portanto, para a humanidade. Por serem agentes de polinização, contribuem para a reprodução das plantas. A polinização é um processo de transferência de grãos de pólen de uma flor para outra. Estima-se que mais de 90% das plantas com flores dependem de polinizadores animais. “A abelha é a intermediária sexual das plantas com flores. Então, ela faz o serviço de polinização. As plantas pagam as abelhas melíferas com a recompensa, pólen e néctar. Então, a abelha é fundamental na maioria das espécies vegetais”, defende.

Ao final da Tecnoshow, a Bayer doará o hotel de abelhas à Comigo e a estrutura permanecerá no espaço do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC), com o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização dos produtores rurais sobre a importância da preservação desses insetos de hábito solitário.

Uma das maiores fabricantes de defensivos agrícolas do mundo, a Bayer também desenvolve ações voltadas para a preservação desses insetos importantes para o setor agrícola. “A Bayer tem um departamento de saúde, inclusive produz medicamentos para abelhas, que atuam no combate a carrapato, bactérias e vírus que as atingem. E por ela (abelha) ter essa importância na agricultura, é importante que a agricultura vá bem”, justifica.

Agricultores poderão replicar esse modelo em suas propriedades. “Elas não representam riscos, podem ser instaladas em parques e jardins por serem de hábito solitário não têm um caráter tão defensivo.” De acordo com o consultor, há diversas causas para a extinção das abelhas, atualmente. “Para que as abelhas se mantenham, é preciso haver boas práticas agrícolas e apícolas. É comum ocorrer baixas de 10% ao ano no plantel, que é reposto e a gente consegue dobrar em dois meses, fazendo a divisão de colônias”, finaliza.

Fonte: Voltz Comunicação