Indústria aposta no mercado agro brasileiro e lança unidade de negócios exclusiva de soluções agrícolas

Parte disso se deve ao incremento da produção de soja

O agronegócio representa mais de 20% do PIB nacional e tende a crescer nos próximos anos.Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto do agro brasileiro deve aumentar 3% em 2020 se comparado a 2019.

O mercado de insumos agrícolas tem o desafio de atender o crescente setor agro brasileiro, não só com volume, mas também com novas tecnologias. A constante necessidade de produzir mais,sem aumentar, na mesma proporção, as fronteiras agrícolas, é uma preocupação da agricultura moderna. O manejo correto do solo é um dos focos nesse cenário. Por meio da calagem, por exemplo,é possível reduzir a acidez da terra e melhorar a circulação de água, o que consequentemente melhora o aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, resultando em alimentos de boa qualidade para os consumidores, de forma sustentável.

Diante da importância do setor agropecuário, empresas de grande porte voltam suas estratégias de crescimento para esse segmento. É o caso da Votorantim Cimentos. A empresa lançou uma nova unidade de negócios voltada para mercado agro e apresenta a Viter, nova marca da sua unidade de negócios de insumos agrícolas. A nova identidade reforça a estratégia da companhia de ampliar a sua atuação no agronegócio, aproximando-se ainda mais do produtor rural brasileiro. 

Sem o cuidado constante com o solo, o potencial produtivo não acontece. Daí surgiu o propósito da Viter: despertar e perpetuar o potencial máximo do solo. Seus produtos têm origem garantida, corrigem a acidez do solo, promovem a liberação de nutrientes em profundidade, proporcionam maior aeração e favorecem o desenvolvimento das raízes. Viter também disponibiliza assistência técnica para análise e entendimento do solo, tanto na aplicação quanto na compreensão das tendências.

Trabalhando com o já consolidado Calcário Agrícola, a Votorantim Cimentos vem investindo mais fortemente no mercado agro desde 2016. Atualmente, a empresa é líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa com presença nacional.

O plano da unidade de negócios da Viter é aumentar o seu portfólio de soluções agrícolas e se firmar como o melhor parceiro do agricultor. Os produtos da nova marca atuam em todas as camadas do solo, com quatro linhas de corretivos e nutrientes:

  • Calcário Itaú é referência em alta pureza, eficiência e economia para renovaro potencial produtivo do solo.
  • Gesso Itaú condicionao solo e nutre as camadas mais profundas do perfil.
  • Cal fértil acelera a renovação do solo, com imediata disponibilidade de alto teor de Cálcio e Magnésio. Possui alto teor de nutrientes e pode ser aplicado no pré-plantio, pós-plantio e cobertura.
  • Optmix, partindo dos seus produtos principais é o lançamento de Viter, otimiza o potencial produtivo do solo em uma única aplicação com Cálcio, Magnésio e Enxofre, proporcionando praticidade e eficiência. 

Investimentos e presença nacional: A produção de insumos agrícolas da companhia está distribuída em dez fábricas no Brasil.Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a unidade de negócios Viter está presente nas cidades de Nobres (MT), Xambioá (TO) e Sobradinho (DF) e, no Nordeste, em Ouricuri (PE). A região Sudeste é abastecida pelas fábricas de Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP), Itaú de Minas (MG) e Paracatu (MG). Na região Sul, as unidades produtivas estão em Rio Branco do Sul (PR) e Pinheiro Machado (RS).

No ano passado, a empresa anunciou um plano de investimentos de R$ 200 milhões para os próximos cinco anos, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e o aumento da capacidade de produção, quesubiu de 3,3 milhões de toneladas/ano em 2019 para as atuais 4,3 milhões de toneladas/ano de insumos agrícolas, comercializados com as marcas Calcário Itaú, Cal fértil e Gesso Itaú.

Em 2019, a Votorantim Cimentos concluiu a construção de uma nova linha de produção de calcário agrícola em Nobres (MT), ampliando a capacidade de produção de insumos agrícolas da unidade de 250 mil para 1 milhão de toneladas por ano. Com a ampliação, a unidade de Nobres (MT) tornou-se uma das maiores em produção de insumos agrícolas no Brasil, ao lado da unidade de Itaú de Minas (MG), que também possui capacidade de produção de 1 milhão de toneladas por ano. A fábrica de Nobres (MT) recebeu investimentos de R$ 42 milhões para a linha de calcário agrícola convencional. Adicionalmente, a empresa capacitou a fábrica para produzir dois novos produtos: a linha Optmix e o calcário filler, que é o calcário de alta performance.

Para 2020, a capacidade produtiva terá um adicional superior a 1 milhão de toneladas: 600 mil toneladas de fertilizantes minerais mistos — 200 mil ton. em Nobres (MT), 200 mil ton. em Xambioá (TO) e 200 mil ton. em Itapeva (SP) — e 470 mil toneladas de calcário — 350 mil ton. em Itaú de Minas (MG) e 120 mil ton. em Xambioá (TO).

A área de insumos agrícolas tem grandes sinergias com a operação de cimentos, pois permite o melhor aproveitamento dos recursos minerais e infraestrutura, além do compartilhamento de distribuição logística. 

Sobre a Votorantim Cimentos – Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas globais do setor. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento.

Fonte: Oficina de Comunicação