Instalação de malhas em árvores frutíferas é benéfica

Instalação de malhas em árvores frutíferas pode protege-as de várias intemperes. Diante de um contexto climático variável no qual abundam incertezas e eventos extremos, os técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, analisaram a influência das malhas anti-granizo nas árvores frutíferas, a relação custo-benefício.

Dolores Raffo Benegas, pesquisadora do INTA Alto Valle, Rio Negro, enfatizou que “malhas polivalentes são uma tecnologia que modifica o microclima da montanha frutífera, cujo principal efeito é a redução de até 25% a 30% da radiação fotossinteticamente ativa que atinge as árvores frutíferas”.

“Esse índice de redução está intimamente ligado à cor da malha, com as pretas sendo as que têm maior potencial de redução de radiação. Por sua vez, as temperaturas máximas do ar sobre frutas sob as malhas são menores, o que traz benefícios para as plantas”, completa.

Outras modificações no microclima causadas pela implementação dessa tecnologia são a diminuição da velocidade do vento e o aumento da umidade relativa. “Sob essas condições, as plantas crescem mais”, disse Raffo Benegas, que reconheceu que “esse fator é positivo para algumas condições de cultivo, mas não para todos”.

Ele também se referiu ao impacto dos danos causados pelo sol, que é reduzido por malhas. “Essa tecnologia reduz entre 40% e até 80% dos danos, desde o simples bronzeamento dos frutos até a queima que força o descarte”, afirmou a técnica. Ele acrescentou que “esta alternativa benéfica para as plantas gera uma contribuição altamente positiva em termos de qualidade da fruta”.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems