Instituto BRF e Lemobs implementam solução para reduzir o desperdício de alimentos em Vitória de Santo Antão 

Instituto BRF é o principal investidor de impacto da solução ‘Alimentação Escolar Inteligente’, da startup Lemobs

O Instituto BRF, aceleradora de investimentos e projetos sociais da BRF, está implementando a solução tecnológica ‘Alimentação Escolar Inteligente’, da startup Lemobs, na comunidade de Vitória de Santo Antão (PE), região onde a Companhia está presente. A iniciativa integra a frente ‘Alimento que Transforma’, do IBRF.

A solução, capaz de reduzir o desperdício de alimentos em até 80%, está sendo implementada com formações presenciais sobre redução do desperdício com merendeiras em 5 escolas municipais locais:  Escola José De Melo Xavier Junior, Escola CAIC Diogo de Braga, Escola Lídia Queiroz Costa, Escola Jornalista Assis Chateaubriand e Escola Duque de Caxias.

“O software proporciona uma gestão da alimentação escolar de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além do gerenciamento do estoque de toda rede, controle e aprovação de pedidos, testes de aceitabilidade e qualidade dos alimentos, e acompanhamento nutricional dos alunos”, explica Gabriele Candido, coordenadora de investimento social do Instituto BRF.​

Foi realizado também um diagnóstico por meio de testes de aceitabilidade, pesagens e entrevistas com as equipes de nutrição. Essas etapas são essenciais para compreender as necessidades específicas de cada local e garantir que o programa seja adaptado da melhor forma possível.

Impacto positivo

Além da implementação em Vitória de Santo Antão, o Instituto BRF apoia a versão gratuita do software, que pode ser utilizado por qualquer município do Brasil. Atualmente, mais de 70 cidades já adotaram a solução, beneficiando aproximadamente 400 escolas e impactando a vida de mais de 20 mil pessoas.

Fonte: Gustavo Cezario