Jaguarão seleciona exemplares para a Morfologia da Expointer para a Morfologia da Expointer

Ao todo, 63 animais pleitearam as vagas, mas apenas oito deles saíram do município de Jaguarão (RS) com lugar garantido entre os finalistas da Morfologia da Expointer. A Passaporte organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Eudóxio Corrêa reuniu cabanhas expressivas da zona sul do Estado e mostrou o que há de melhor nos dias 4 e 5 de maio, apresentando a fêmea Invernada do Mako e o Macho Nochero da Tamanca como os grandes campeões da oitava exposição Passaporte da temporada.

Para os dois animais que puxam as filas, este é o primeiro credenciamento para a mostra da Expointer, que passa a estar registrado em seus méritos junto à raça Crioula. Comemoração dividida entre a Cabanha Tertúlia, de Porto Alegre (RS), expositora da fêmea vencedora, que também garantiu a escarapela de Melhor Exemplar da Raça, e a Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS), criadora e proprietária do garanhão campeão.

No clima da região da fronteira, a mistura de culturas entre os países cruzou a linha e entrou também dentro da pista de julgamento. Na minuciosa avaliação dos exemplares presentes, o jurado uruguaio Juan Montans foi quem conduziu a formação das filas e a entrega das rosetas aos premiados. Pelo seu crivo, faltou espaço e vagas para tamanha a qualidade apresentada no Sindicato Rural de Jaguarão. “É uma lástima que tenhamos que eleger apenas quatro, pois temos éguas boas que ficaram para trás e certamente vão ir muito bem em outras exposições”, analisou sobre a fila de fêmeas passaporteadas. Além de destacar a representatividade dos machos eleitos, “com muita qualidade também”, em suas palavras ao final da ordenação.

O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo tem o patrocínio oficial do Banrisul.

Confira o resultado:

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã – Invernada do Mako, criador Agropecuária do Mako e expositor Marcos Raul Ferreira Fagundes e Fernanda Helena Horn, Cabanha Tertúlia, Porto Alegre (RS)

Reservada Grande Campeã – Orgulhosa II do Macanudo, criadores e expositores Mauro e Telmo Ferreira, Cabanha Macanudo, Lavras do Sul (RS)

Terceira Melhor Fêmea – Nevasca da Aliança, criador e expositor Dari Hartwig, Cabanha Aliança, Pelotas (RS)

Quarta Melhor Fêmea – De Verdad Del Arroyo, criador e expositor Gilberto Arriada Rodrigues, Estância Nova, Santa Vitória Do Palmar (RS)

MACHOS:

Grande Campeão – Nochero da Tamanca, criador e expositor Lauro Cardoso Terra e Filhos, Estância Tamanca, Santa Vitória Do Palmar (RS)

Reservado Grande Campeão – Entre Passos Capataz, criador e expositor Ramón de Oliveira Gonçalves, Cabanha Entre Passos, Piratini (RS)

Terceiro Melhor Macho – JA Quatro Naipes, criador e expositor José Antônio Anzanello, Fazenda Santa Edwiges, São Lourenço Do Sul (RS)

Quarto Melhor Macho – JA Peitaço, criador e expositor José Antônio Anzanello, Fazenda Santa Edwiges, São Lourenço Do Sul (RS)

Fonte: Francine Neuschrank/ABCCC