Pesquisa busca alternativas de irrigação com economia de água para a fruticultura no Norte de Minas

Uma forma de impulsionar ainda mais o plantio de frutos no Norte de Minas é aplicar técnicas que propiciem redução no consumo de água nas irrigações. “A veia do agronegócio na região é a fruticultura; destaque para a banana e o mamão. Com a crise hídrica, é inevitável que os produtores tenham que aperfeiçoar, se adaptar em ideias e trazer alternativas interessantes a serem utilizadas nas irrigações”, explica o pesquisador da Epamig, João Batista Ribeiro da Silva Reis.

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) já descobriu duas técnicas que ajudam a manter a umidade do solo com redução significativa de água nos plantios de banana e mamão. “Uma das técnicas é o secamento parcial de raízes, que usa o gotejamento e irriga alternadamente os lados da bananeira. Na plantação de mamão, estamos aplicando a cobertura plástica, que visa reduzir a evaporação da água do solo; isso irá manter a umidade do solo”, explica o pesquisador.

Para tratar sobre as técnicas de irrigação com técnicas de economia de água para bananeira e mamoeiro, produtores poderão participar de um Dia de Campo na terça-feira (7), no Campo Experimental de Mocambinho, localizado na Área F- Sistema III. “Serão duas etapas, a primeira uma palestra, onde vamos abordar sobre as técnicas, e depois vamos a campo mostrar como são aplicadas nas duas culturas”.

Por Valdivan Veloso, G1 Grande Minas