Korin Agricultura e Meio Ambiente recicla duas embalagens a cada produto comercializado 

O conceito de economia circular torna-se cada vez mais importante. Ele alia desenvolvimento econômico com o uso mais consciente dos recursos naturais. “No caso das embalagens, por exemplo. Algumas não possuem destinação correta após o uso, o que contribui para o acúmulo de materiais que poderiam ser reciclados, mas acabam não sendo”, explica Cecilia Ifuki Mendes, gerente de Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento da Korin Agricultura e Meio Ambiente.

Para contribuir para a redução desse impacto, a Korin Agricultura e Meio Ambiente realiza o processo de logística reversa de suas embalagens, garantindo que materiais, como o plástico, tenham sua massa compensada e reciclada por meio de cooperativas credenciadas.

“Hoje investimos 200% na compensação ambiental de nossas embalagens junto à plataforma eureciclo. Significa que a cada 1 produto vendido temos 2 embalagens recicláveis. O selo eureciclo garante o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, por meio da compensação ambiental de nossas embalagens e ainda certifica a logística reversa de embalagens pós consumo, por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiras”, destaca Cecilia.

A especialista da Korin Agricultura e Meio Ambiente destaca que essa atitude contribui com o aumento da reciclagem no Brasil e com a formalização e valorização dos agentes dessa cadeia. “O selo da eureciclo comunica aos consumidores o engajamento da nossa marca com a reciclagem. Sabemos que determinados materiais levam décadas para se decompor e que as empresas têm importante papel na propagação de poluentes. Nós estamos tomando uma atitude séria em relação a esse problema”, completa a gerente de Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento da Korin Agricultura e Meio Ambiente

O selo eureciclo, emitido pela New Hope Ecotech, certifica que as empresas associadas realizam a compensação ambiental de embalagens sem destinação correta (como plástico, alumínio e vidro). “Nosso objetivo é aumentar o índice de recuperação de materiais recicláveis, proteger o meio ambiente, dando destino correto às embalagens, e formalizar a cadeia de reciclagem, o que contribui para gerar melhores condições de trabalho, mais empregos formais e a devida remuneração”, declara Cecilia.

Fonte: Ana Livia Lopes