Logística integrada: como se tornar competitivo para o mercado

Worldwide shipping service, international distribution. Collaborative logistics, supply chain partners, freight cost optimization concept. Pinkish coral bluevector isolated illustration

O consumidor moderno quer mais que qualidade e valor, é preciso estar preparado para entregar muito mais que produto ou serviço, mas sim a experiência

A famosa água e a bala que os motoristas do carro por aplicativo ofereciam no começo estavam embutidas no preço? Não, faziam parte da experiência. Novos no mercado, além de ganhar a confiança do público, eles precisavam se destacar, e o fizeram.  Foi um verdadeiro sucesso.

Na logística não seria diferente, as empresas precisam encontrar formas de entregar aos seus clientes experiências que os fidelizem. Para isso, é preciso ter soluções 360º, o que chamamos de logística integrada. Não adianta investir em uma solução que seja capaz de reduzir o custo com a sua frota, enquanto o motorista corre o risco de se envolver em graves acidentes que possam comprometer a marca. Ou ainda, causar danos à carga toda por ter estacionado o caminhão em um local quente demais.

Soluções interligadas do inicio ao fim, garantem maior economia e segurança à empresa. Do armazenamento da matéria prima até a entrega ao consumidor final, é preciso ter certeza de que o produto chegou como o esperado. Daniel Schnaider, presidente da Pointer By PowerFleet Brasil, líder em soluções de IoT para gestão de frotas, ressalta que soluções desenhadas especificamente para cada tipo de produção é o ideal, pois coordenam todas as etapas do processo com base em dados colhidos anteriormente. Portanto, a tecnologia já entende onde estão as falhas e pontos a serem melhorados.

“Os preços das commodities são definidos em mercado, portanto, tudo que puder ser feito para um negócio tornar-se bem sucedido e lucrativo está no âmbito operacional. Com redução de custos, uso de tecnologias e soluções para otimizar processos, você se torna cada vez mais competitivo.”

Com a IoT fica evidente que a experiência é tão importante, principalmente para a nova geração, quando empresas perdem consumidores por propagandas ou posições ideológicas. “O que dirá então de um motorista que dirige alcoolizado o caminhão com o logo da sua marca?” aponta, Daniel. Situações como essas são evitadas com soluções como o Driver Feedbak Device, que não só garante que o compliance da empresa seja cumprido, mas também protege a segurança do colaborador.

Ainda, o uso da IoT pode agregar à empresa uma redução de custo de combustível de aproximadamente 26% em frotas com até 8 mil carros, a mesma quantidade a menos de emissão de Co2, agilidade na produção, planejamento inteligente em todos os processos desde armazenamento até entregas e também elaboração de rotas, redução e prevenção de acidentes, redução de roubos e fraudes, entre tantos outros benefícios. Em frotas maiores, com veículos ultra pesados, que gastam cerca de 30 mil reais por mês de combustível, a economia pode alcançar uma redução de até 20% desse valor, que se multiplicada por uma frota de mil caminhões, resultará em 72 milhões de reais por ano a menos de gastos, apenas nesse setor.

Fonte:Fernanda Baruffaldi