Micróbios suprimem respostas imunes da raiz

Os pesquisadores de Utrecht, na Holanda, descobriram que micróbios benéficos nas raízes das plantas suprimem a imunidade do hospedeiro para colonizar completamente e beneficiar sua planta hospedeira, assim como seus colegas patogênicos causadores de doenças. Esses micróbios são considerados uma grande promessa para a produção sustentável de culturas.

Todas as plantas interagem simultaneamente com bilhões de micróbios coletivamente chamados de microbioma da planta. Alguns desses micróbios causam doenças com efeitos devastadores no rendimento das culturas. “Para evitar a infecção por patógenos, as plantas desenvolveram um sistema imunológico inato sofisticado que reconhece as moléculas conservadas na superfície celular que a maioria dos patógenos possui. A ativação do sistema imunológico da planta interrompe o patógeno invasor, mas isso traz custos de condicionamento físico que reduzem significativamente o crescimento das plantas”, explica o autor Roeland Berendsen da Universidade de Utrecht.

Além disso, os pesquisadores descobriram também que a maioria dos micróbios no microbioma da planta é inofensiva ou até benéfica para a planta, pois promove o crescimento da planta ou fornece proteção contra doenças. Curiosamente, esses micróbios benéficos possuem moléculas de superfície celular muito semelhantes às dos patógenos, mas não estimulam a resposta onerosa do sistema imunológico da planta, como os patógenos.

“Descobrimos que certas bactérias benéficas que habitam as raízes são capazes de suprimir a imunidade radicular através da excreção de ácidos orgânicos específicos que acidificam o ambiente radicular. Para nossa surpresa, descobrimos que 42% da microbiota testada são capazes de saciar a raiz local”, explica o primeiro autor Ke Yu, da Universidade de Utrecht.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: Pixabay