Ministério eleva previsão do Valor Bruto da Produção Agropecuária em 2017

O Ministério da Agricultura elevou nesta terça-feira o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária do Brasil para 546,3 bilhões de reais em 2017, com um aumento nas projeções para a soja e o milho, que mais do que compensaram reduções no café e cana.
O VBP da soja, produto líder do agronegócio nacional, foi estimado agora em 117,55 bilhões de reais, ante 116,7 bilhões no mês passado, enquanto o do milho foi projetado em 51,6 bilhões de reais, versus 49,8 bilhões de reais –ambas as safras estão estimadas em volumes recordes.
Na projeção do mês anterior, o VBP total da agropecuária nacional deste ano havia sido estimado em 544,8 bilhões de reais.
O aumento ocorre apesar de reduções nas projeções mensais para a cana (76,8 bilhões de reais, ante 77,3 bilhões no mês anterior) e no café (21,9 bilhões de reais, ante 22,2 bilhões de reais no mês anterior).
A previsão divulgada nesta terça-feira indica um aumento de 5,3 por cento ante 2016, quando as safras de milho e soja sofreram perdas em função da seca.
“Esse resultado reflete a elevada safra de grãos prevista para esta temporada…”, disse o ministério em nota.
As lavouras devem ter aumento de 11,3 por cento em valor, totalizando 376,3 bilhões de reais, na comparação anual. A pecuária deve ter queda de 6 por cento, ficando em 170 bilhões de reais.
“A maior parte das lavouras tem apresentado desempenho melhor do que em 2016. Preços e maior produção são os principais responsáveis por isso”, disse o coordenador-geral de Estudos e Análises do Mapa, José Garcia Gasques, em nota (Reuters)

Fonte: BrasilAgro