No Web Summit Rio 2024, Agrosmart e BRQ anunciam parceria para lançar IA que analisa risco em commodities agrícolas

A fim de colaborar para a gestão e mitigação de riscos, as empresas se unem para criar um produto  que utiliza inteligência artificial para analisar o risco de oferta para commodities agrícolas.

Durante o Web Summit Rio, Agrosmart, startup que faz parte do Programa de Corporate Venture da Positivo Tecnologia e BRQ Digital Solutions, líderes em soluções climáticas e transformação digital, respectivamente, têm o prazer de anunciar sua colaboração para o lançamento de um produto inovador destinado ao mercado de commodities agrícolas. O produto, um Indicador de Risco de Oferta, é projetado para fornecer uma análise abrangente que vai desde os riscos climáticos, agronômicos e socioambientais até análises sobre a percepção do mercado.

A parceria entre Agrosmart e BRQ visa unir a profunda experiência em inteligência artificial (IA) da BRQ e os recursos de dados e conhecimento da Agrosmart para oferecer soluções que impulsionam o agronegócio brasileiro. O produto utilizará IA para realizar análises de dados e de sentimento em notícias, permitindo capturar percepções de mercado em tempo real e fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas.

Dirigido a empresas que atuam no mercado de commodities agrícolas, como tradings, cooperativas, grupos agrícolas e instituições financeiras, os produtos resultantes desta parceria entre as duas empresas será uma ferramenta essencial para gerenciar e mitigar os riscos financeiros associados à produção agrícola. Dada a crescente volatilidade do clima e sua influência significativa nas safras agrícolas, ter acesso a informações precisas e atualizadas sobre os riscos de oferta é fundamental para o sucesso neste mercado cada vez mais competitivo e sofisticado. A ferramenta também estará disponível no Nexus, o produto de inteligência de dados da Agrosmart para corporações.

“A previsibilidade de risco de oferta é uma dor que sempre ouvimos por parte das corporações com quem trabalhamos, e agora encontramos o parceiro certo para desenvolver um produto capaz de ajudar nisso. A parte de modelagem e machine learning com clima e agro é uma expertise que fomos ganhando com o tempo e agora, somar isso a experiência em AI e criação de soluções digitais que a BRQ tem, vai permitir que a gente possa entregar aos clientes de ambas as empresas uma ferramenta muito útil” comenta Raphael Pizzi, co-fundador e Head de Produto e Tecnologia da Agrosmart.

A BRQ Digital Solutions, com mais de três décadas de experiência na criação de soluções digitais de ponta, tem como objetivo acelerar os negócios de seus clientes por meio de tecnologia. “A nossa visão na BRQ Digital Solutions é criar produtos e soluções centrados nas necessidades dos nossos clientes, utilizando tecnologia para entregar valor” explica o  Estrategista Digital e CTO de GenAI, Silvio Andrade. Com mais de 150 empresas apoiadas em 12 países, a BRQ é reconhecida como líder de mercado em transformação digital. “Já atuamos com empresas presentes no agronegócio e queremos colaborar ainda mais com elas, por isso, ter um parceiro como a Agrosmart que traz esse conhecimento e visão estratégica do agro será fundamental”, complementa Andrade.

Por sua vez, a Agrosmart tem sido uma pioneira no desenvolvimento de soluções climáticas para ajudar a produção de alimentos e a natureza a prosperarem. Atualmente, a empresa apoia mais de 100 mil produtores em nove países da América Latina, monitorando mais de 48 milhões de hectares. Suas soluções são construídas em torno de três pilares: resiliência climática, transparência de cadeias e gestão de riscos.

“O clima tem desafiado o agro brasileiro safra após safra. Desde o início da Agrosmart temos construído soluções para lidar com esses desafios, primeiro ‘dentro da porteira’, e agora da ‘porteira pra fora’. E isso vem muito do questionamento constante que nos fazemos de ‘como é que podemos usar tecnologia para ajudar a produção de alimentos a ser mais resiliente e melhorar a gestão e mitigação de risco nas cadeias?’, então essa parceria é um grande avanço pra gente”, comenta Mariana Vasconcelos, co-fundadora e CEO da Agrosmart.

A divulgação da parceria para a criação do Indicador de Risco de Oferta ocorre durante o Web Summit Rio 2024, no qual Mariana e Silvio Andrade são speakers em diversos painéis sobre tecnologia, negócios e agricultura. Além disso, o momento também marca a entrada da BRQ Digital Solutions como investidora da Agrosmart. O evento, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ), deve contar com mais de 20 mil pessoas ao longo de quatro dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Agrosmart