5ª CNSAN: A pesquisa agropecuária dialoga com a área de segurança alimentar e nutricional

A realização este ano da 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Consea, é a motivação da Embrapa Agroindústria de Alimentos para promover eventos sobre temas de interface entre a pesquisa agropecuária e a área de segurança alimentar e nutricional (SAN) por meio da realização de uma mesa redonda e três oficinas. O primeiro evento da série é a mesa redonda sobreSegurança Alimentar e Nutricional: percurso, pesquisa, perspectivas, no dia 10 de abril com a participação do ex-presidente do Consea, Francisco Menezes (IBASE), as pesquisadora Veruska Prado (UFG e UFRRJ) e Maria Consolación Villafane Udry (Embrapa), a ser realizada na Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). A seguir, ainda neste semestre, haverá três oficinas sobre temas de trabalho da Embrapa Agroindústria de Alimentos que têm conexão com a Agenda de Pesquisa em SAN: Redução de Perdas e SAN, no dia 30 de abril, com os palestrantes confirmados prof. Walter Belik (Unicamp) e Waldir de Lemos, presidente da Câmara Técnica da Cadeia Produtiva de Hortaliças do MAPA; Risco Alimentar e SAN, em 12 de junho, com a palestrante confirmada profa. Bernardete Franco (USP); e Qualidade de Alimentos e SAN, em data a definir. Todos os eventos são dirigidos a instituições, públicos e grupos de pesquisa das áreas relacionadas com a pesquisa agropecuária – produção de alimentos, nutrição, saúde, gestão de políticas públicas, entre outras – que se interessem pelos assuntos e contribuam com sugestões de problemas, ideias para pesquisa, transferência e comunicação, articulações e ações interinstitucionais relacionadas com os temas em pauta. As sugestões serão encaminhadas à Conferência e à Rede de Pesquisadores em SAN, a qual se reunirá no Rio de Janeiro, em junho.

A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), define a SAN como “a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”. O que coloca a Embrapa e as empresas estaduais de pesquisa agropecuária e universidades integrantes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, dentro da ponta da oferta de alimentos, condição inicial para a segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

A conferência, que nesta edição tem o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, conta com etapas locais e municipais que deverão ser realizadas até junho, as etapas estaduais até agosto, enquanto a nacional será de 3 a 6 de novembro, na capital federal.

Por: oão Eugênio Diaz Rocha (MTb 19276 RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos