Agptea é agraciada com o Prêmio Folha Verde 2018

Associação foi escolhida como entidade agrícola do ano e recebe a homenagem no próximo dia 17 de dezembro

A Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) recebe na próxima segunda-feira, dia 17 de dezembro, o Prêmio Folha Verde 2018. A homenagem que está em sua 8ª edição, é concedida pela Assembléia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, a pessoas, instituições e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Sul. A Agptea foi escolhida como entidade agrícola do ano, juntamente com outros 12 setores agraciados. A Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal, ligados ao setor, selecionou os vitoriosos entre 81 indicações.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, destaca que o Folha Verde é uma distinção muito importante porque coloca a associação em um cenário estadual e, inclusive, nacional. Avalia que se trata do reconhecimento de um trabalho que, além de ser relacionado à agricultura, é também e, principalmente, direcionado ao apoio às ações pedagógicas para as escolas e alunos que buscam um conhecimento mais voltado para continuar em sua propriedade. “A Agptea tem como uma de suas grandes metas buscar frear o êxodo rural. E isto é um trabalho que não basta apenas ter um fomento econômico ou pedagógico, mas um conjunto de medidas que o Estado precisa incentivar para que o interior tenha condições sociais e econômicas de o jovem refazer ou fazer a sua vida”, ressalta.

Roloff enfatiza que a Agptea trabalha com o objetivo de realmente levar elementos para que as escolas possam readequar os seus conteúdos, fazendo uma releitura de toda a questão agrícola, não só voltada para a grande produção, a grande propriedade, mas, principalmente, para o pequeno agricultor. “O Prêmio Folha Verde vem coroar esse trabalho e nos incentiva a cada vez mais desenvolver ações  e empreender novos caminhos para que o sucesso desses jovens possa ser mais evidente”, afirma.

A cerimônia de premiação acontece no auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, a partir das 16h.

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective