Altos Montes coleta amostra da primeira safra de vinhos com selo de Indicação de Procedência

Coleta ocorre nesta quarta-feira (13/01) em 5 vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua

Nesta quarta-feira, 13 de janeiro, a Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizará a coleta de amostras para o lançamento da primeira safra de vinhos finos com o selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Serão avaliados 17 vinhos de cinco vinícolas da região: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.

Após a coleta, as bebidas serão encaminhadas para análise em laboratório e também serão submetidas à degustação às cegas para avaliar se atendem à qualidade e requisitos para receberem o selo da IP. Os rótulos aprovados poderão ser comercializados ainda este ano.

A degustação às cegas, uma das etapas mais importantes do processo de avaliação, deve ocorrer ainda em janeiro e contará com enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e de algumas vinícolas associadas e também convidados.

A Indicação Geográfica dos Altos Montes foi obtida em 2012 e, desde então, a associação se organiza para a aquisição do Selo. Em 2020 foi iniciado o processo burocrático para a conquista do Selo da primeira safra dos Altos Montes, o que se concretiza agora. “Ficamos muito felizes, pois há muito tempo trabalhamos para isso. O Selo da IP Altos Montes representa uma grande conquista para nós, porque irá valorizar o nosso terroir e o nosso vinho, e também atrair visitantes para nossa região. E, com certeza, toda a economia da região ganha com isso, assim como todo o cenário do vinho nacional, que terá mais um Selo indicando a qualidade do vinho brasileiro”, afirma Giovani Fabian, Coordenador da Indicação de Precedência dos Altos Montes.

Fonte: Usina de Notícias