Argentina distribui armadilhas gratuitas contra bicudo

O governo da província argentina do Chaco está distribuindo gratuitamente armadilhas, feromônios e inseticidas para produtores rurais com propriedades de até 100 hectares que desejem plantar algodão na próxima temporada. De acordo com o Ministério da Produção, a ideia é integrar os diferentes elos da cadeia produtiva no combate ao bicudo (Anthonomus grandis).

 De acordo com o sistema AgrolinkFito, o bicudo é considerado a principal praga dos algodoeiros nas Américas. Se não controlado corretamente, a praga pode causar perdas de até 70% da produção em função da sua alta capacidade de reprodução e elevado poder destrutivo.

O objetivo da campanha é chegar à próxima safra, que começa no próximo dia 1º de outubro e vai até 30 de novembro no Chaco, com a menor presença da praga nos campos. Os produtores com mais de 100 hectares também poderão acessar os insumos a um custo diferenciado.

 Cada armadilha distribuída é acompanhada por três feromônios e três inseticidas, o que permitirá três reposições durante o período de monitoramento no início da campanha. Aqueles produtores que têm armadilhas de campanhas anteriores poderão remover apenas substituir o feromônio correspondente.

De acordo com o Ministério da Produção, as armadilhas devem ser instaladas como pelo menos 60 dias antes do início da semeadura nos locais do lote onde é observada maior incidência da praga (áreas mais elevadas, inundadas e pastagens). Cada armadilha deve ser posicionada a 150 metros de distância uma da outra.

Fonte: Agrolink