Com grande sucesso, 24o Seminário da ANCP apresentou inovações do melhoramento genético e evolução da pecuária de corte brasileira

Evento reuniu mais de 300 pessoas em Ribeirão Preto (SP)

Com grande sucesso, foi realizada no dia 11 de maio a 24a edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que comemorou os 30 anos do Programa Nelore Brasil, da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). O evento foi realizado no IAC Centro de Cana, em Ribeirão Preto (SP).

Os principais destaques foram os lançamentos do aplicativo da ANCP para tablets e smartphones, do Índice Bioeconômico para as raças Guzerá, Brahman e Tabapuã e da edição de maio de 2018 do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, além de várias homenagens a pessoas que se destacaram na história da Entidade.

O encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil. Também estiveram presentes delegações de países como Estados Unidos, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Após a cerimônia de abertura, comandada pelo Prof. Raysildo Lôbo e por Carlos Viacava, respectivamente presidente e vice-presidente da ANCP, o professor associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabyano Fonseca e Silva, abriu o Painel 1, denominado Inovações Tecnológicas, apresentando palestra com o tema “Aplicação da genômica na raça Nelore: mitos e verdades”.

Na sequência, Roberto Daniel Sainz, professor titular da Universidade da Califórnia (UCDavis-EUA), falou sobre “Frame: importância para a seleção de animais eficazes”. Segundo Sainz, a palestra apresenta o resultado de um estudo de 4.000 animais, coletado da base de dados da ANCP nos últimos 15 anos, que incorporava idade, peso, altura de garupa e acabamento. “A partir disso, foram desenvolvidas novas equações para frames específicas para o Nelore, onde constatamos uma herdabilidade de 44% e uma correlação genética com a precocidade sexual de -22%, ou seja, quanto maior o animal, mais tardio ele será”, explica.

A terceira palestra, com o tema “Precocidade sexual: do mito à realidade”, foi ministrada pela melhorista da Melhora + e consultora em melhoramento genético da Alta Genetics, Roberta Gestal de Siqueira. Ela detalhou os resultados do trabalho de precocidade sexual iniciado pela ANCP há 20 anos com o desafio de fêmeas de 10 a 14 meses, buscando um resultado diferenciado. “Hoje temos um resultado fantástico, já que em fazendas que trabalham com esse programa o índice é de 82% de fêmeas em prenhez aos 13 meses de idade”, destaca.

Encerrando o primeiro painel, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Eliane Vianna da Costa e Silva, ministrou a quarta palestra, com o tema “Precocidade sexual em machos: uma abordagem prática”, apresentando uma linha de pesquisa que agrega uma nova variável objetiva, que traz uma maior acurácia na seleção de touros no que tange à precocidade sexual. “Os dados que apresentamos são referentes ao uso de técnicas de coleta de sêmen de bezerros, associados a outras variáveis como ultrassonografia testicular e dosagens hormonais, mostrando que existe um aumento da eficiência de seleção quando se trata de agregar novas variáveis no quesito precocidade sexual de touros”, ressalta.

O painel 2, que abordou os lançamentos da ANCP, foi aberto com a palestra “ANCP além da fronteira”, ministrada por Hans Peter Elsner Schiffler, do Grupo Ganadero Estancias Espíritu, da Bolívia, que apresentou os avanços dos programas da Entidade na pecuária boliviana.

Logo em seguida, Fernando Baldi, pesquisador associado da ANCP e professor da Unesp de Jaboticabal, falou sobre “Calibração e validação das DEPs genômicas (Clarifide 3.1) e os resultados preliminares da implementação do método de passo único BLUP genômico no programa Nelore Brasil”.

Daniel Lôbo, da equipe de desenvolvimento do CTAG (Centro Técnico de Avaliação Genética), apresentou a terceira palestra do segundo painel: “Aplicativo ANCP”. Para ele, o objetivo era trazer a avaliação genética, antes restrita apenas aos sumários e sites especializados, mais próxima do criador. “Por isso, desenvolvemos essa ferramenta para uso no seu dia a dia, podendo acessar e identificar os melhores animais de sua propriedade, facilitando a acessibilidade das avaliações genéticas”, enfatiza.

Na quarta palestra do Painel 2, Luis Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP, falou sobre “Índice Bioeconômico das raças Guzerá, Bramam e Tabapuã”, que é a continuidade do trabalho desenvolvido em 2016. “O objetivo desses índices é sempre produzir o touro mais lucrativo para quem usa genética de alta qualidade para a produção de carne. O índice apresenta uma série de características, cada uma com a sua composição, para que esse ganho seja potencializado”, afirma.

A última palestra do evento foi apresentada pelo diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira: um curso prático sobre a tecnologia MaxPag, o programa de otimização de acasalamentos da ANCP, que permite utilizar todas as ferramentas disponibilizadas pela Entidade. “Entre as 32 DEPs, pode-se buscar o touro ideal para cada vaca, com o máximo de ganho econômico e genético”, ressalta.

Além das nove palestras apresentadas, o 24º Seminário da ANCP ainda contou com duas pausas para discussão em plenário, reunindo os palestrantes de cada painel, que, com o auxílio de um moderador, respondiam às questões formuladas pelos participantes.

Homenagens

Uma parte da programação foi reservada para homenagear personalidades que contribuíram para o sucesso da Entidade nos últimos 30 anos.

A primeira foi conferida a Plínio Queiroz, que recebeu das mãos da diretoria o prêmio “Mérito Amigo ANCP 2018”. Ele foi lembrado por seu empenho, dedicação e divulgação do conhecimento em sua atividade profissional.

O segundo homenageado foi o consultor Marco Aurélio Fernandes, que recebeu o prêmio “Consultor Destaque ANCP 2018”, pelo empenho e seriedade na implantação do melhoramento genético animal.

O prêmio “Mérito Reconhecimento 2018” foi entregue a Alfredo Garcia Deragon, que foi enaltecido por sua presença, colaboração e parceria durante os 30 anos da ANCP, que contribuíram para o crescimento da pecuária brasileira.

Newton Camargo Araújo, atual tesoureiro da ANCP e integrante da diretoria da Entidade desde a sua fundação, também foi homenageado durante o Seminário. Companheiro de longa data, sua lealdade e comprometimento foram destacados na apresentação, sendo fundamentais para o fortalecimento da Instituição. Araújo deixará a diretoria em agosto.

Para fechar com chave de ouro, foi feita uma emocionante homenagem surpresa ao Prof. Raysildo Lôbo. A diretoria da ANCP, a esposa, Rita Lôbo, o filho, Daniel Lôbo, e os três netos homenagearam o presidente da Entidade, destacando suas conquistas e o reconhecimento de seu trabalho à frente da ANCP.

Para o Prof. Raysildo, o 24º Seminário da ANCP transcendeu todas as expectativas, especialmente pelo número de participantes. Ele também destaca as excelentes palestras, técnicas e de inovações, a boa participação do público e as homenagens extraordinárias. “Vivemos momentos de muita felicidade e grandes emoções. O balanço foi altamente gratificante: um reconhecimento público do que a ANCP fez nestes últimos anos. Foi excelente. Parabéns a todos”, conclui.

Fonte/Foto: News Prime