Dia da Agricultura: saiba a importância do setor para o Brasil

No dia 17 de outubro é comemorado no Brasil o dia da agricultura. A área, que é uma das mais importantes para o país, se mostra também como uma das mais rentáveis, além de ser uma das práticas mais antigas da civilização humana.

Dada a sua relevância em diversas nações, existe também o Dia Mundial da Agricultura, celebrado em 20 de março. De fato, essas datas merecem ser comemoradas, principalmente ao se levar em conta o papel da agricultura.

Ela é responsável por cultivar e fornecer alimentos essenciais para o consumo humano, garantindo a subsistência das espécies e contribuindo positivamente para a economia de todo o mundo.

Saber melhor sobre o tema é, além de interessante, um conhecimento indispensável para todos. Por isso, se você quer entender mais sobre o assunto, siga adiante na leitura.

O que é a agricultura?

Quando se fala em termos econômicos, é possível considerar uma série de atividades que são praticadas por pessoas e que contribuem para o crescimento do país como um todo.

Isso pode tanto incluir o trabalho de um agricultor, quanto o de uma empresa de escavação, que são responsáveis por atividades diferentes, mas que são necessárias e possuem demanda não apenas nacional, como também internacional.

Para entender melhor o assunto, é interessante começar pela definição do que é a agricultura. A sua principal descrição diz que ela se trata de uma ciência voltada para os estudos dos diferentes tipos de solos, das plantas e de técnicas agrícolas.

Mas, para tornar a definição ainda mais direta, é possível dizer que ela é a própria arte de cultivar. Os produtos que gerados a partir dela são:

  • Alimentos;
  • Fibras;
  • Energia;
  • Matéria-prima de diferentes gêneros;
  • Combustível.

Assim, a agricultura é responsável pela produção de diversos tipos de alimentos, ao mesmo tempo em que é capaz de fornecer alguma matéria-prima que será utilizada para a construção de uma balança comercial com etiqueta, por exemplo.

Não à toa, ela representa um dos maiores setores do Brasil, sendo responsável por grande movimentação financeira, por diversos tipos de empregos e até mesmo para a alimentação de outros países no mundo.

As técnicas utilizadas para o cultivo também fazem parte da agricultura, principalmente porque elas podem mudar de uma localidade para a outra, demandando conhecimentos específicos para o sucesso de uma plantação.

Como surgiu a agricultura e qual a sua importância?

No começo da civilização humana, a alimentação se dava principalmente por meio da caça e da colheita de frutos e plantas presentes na natureza.

Depois surgiram os aglomerados, onde a reunião de pessoas foi dando início às primeiras civilizações. Essas junções foram então rendendo aprendizados sobre o que viria a ser a agricultura.

Isso porque, assim como o ser humano teve que aprender a fabricar um transformador monofásico rural, o plantio de cereais e de tubérculos foi sendo descoberto e aprimorado nessas comunidades, trazendo alimentos para o sustento delas.

Em paralelo, também surgiu a pecuária, dando origem a criação de animais que antes viviam soltos na natureza, passando agora a serem domesticados. Vale ressaltar que, como a agricultura depende do acesso à água para poder funcionar adequadamente, os primeiros cultivos ocorreram em regiões próximas de rios famosos, como o Eufrates, Tigre e Nilo.

Tudo isso se deu há cerca de 11.500 anos e, desde então, a agricultura vem sendo desenvolvida, de maneira que pode se tornar cada vez mais produtiva para a humanidade em geral. De fato, a agricultura se tornou uma área de extrema importância para a humanidade, garantindo elementos indispensáveis para a vida e contribuindo para a subsistência, mesmo em períodos de grandes dificuldades históricas.

Ela possibilitou que a produção extra fosse a moeda de troca entre civilizações, contribuindo para o acesso a outros itens que não eram fabricados por uma determinada sociedade. Ao mesmo tempo, quando se contava com grandes colheitas, as pessoas conseguiam ter mais tempo para se dedicar a outras atividades, trazendo uma série de vantagens para o crescimento das nações.

Com isso, tantos outros recursos foram surgindo com o passar dos anos, como a construção de edificações, a fabricação de maquinário industrial e a invenção de produtos que utilizamos até hoje no nosso dia a dia.

Os benefícios da agricultura

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história e a evolução da agricultura, também é válido conhecer os principais benefícios que ela traz para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país e do mundo.

Alguns tópicos merecem atenção especial, revelando quais pontos devem ser conhecidos quando o assunto é a agricultura e o que ela apresenta de positivo na sua estrutura. Conheça-os a seguir.

1. Produção primária de todos os elementos da base da alimentação

Um dos primeiros tópicos que deve ser abordado em relação aos benefícios da agricultura é justamente que ela permite a produção primária de elementos que compõem a alimentação humana.

Para entender esse panorama no Brasil, vale mencionar o Censo Agropecuário de 2006, que traz dados relevantes sobre o assunto. A maior parte da produção nacional, o equivalente a 87%, é de mandioca. Na sequência temos o feijão (70%), o milho (46%), o café (38%) e o arroz (34%).

Por fim, vale mencionar a produção de leite (58%), de suínos (59%), de aves (50%), de bovinos (30%) e de trigo (21%).Tudo isso só é possível graças aos estudos realizados na área, que geraram conhecimentos sobre os melhores tipos de solo para essas plantações, assim como o desenvolvimento de fertilizante foliar mineral e até de técnicas de irrigação.

2. Geração de matéria-prima de produtos de outros setores

A agricultura não é somente encarregada pela produção de alimentos. Ela pode ainda trazer elementos de origem vegetal ou animal que são utilizadas em outros setores da economia.

Alguns exemplos práticos disso são a madeira e o algodão, além do couro de alguns animais, proveniente da pecuária. Por isso, é possível dizer que a agricultura não se limita apenas ao abastecimento alimentar de um país.

3. Base econômica do país 

A agricultura traz vantagens por compor a base econômica de um país, juntamente com outros elementos indispensáveis para o desenvolvimento e a modernização de uma nação.

No caso do Brasil, a base econômica conta com diversos elementos, que incluem a fabricação de alimentos, de minérios, de carros, de carnes, de frango, de cana-de-açúcar e de muitos outros produtos fabricados no país.

Esse cenário ainda envolve outros serviços necessários para a movimentação de toda essa produção nacional, como aqueles prestados por uma transportadora pequenas cargas, por exemplo.

4. Exportação de diversos produtos 

Quando a produção na agricultura de um país vai bem, ela ganha benefícios ainda mais positivos com esse excedente. Um deles é a comercialização e exportação para diversos lugares do exterior, garantindo boas parcerias financeiras.

Assim, o Brasil já se tornou fornecedor de soja, de feijão, de carne e de vários outros produtos que possuem uma demanda exterior e que são produzidos em grande escala nacional, permitindo novos negócios a nível mundial.

5. Fonte de renda de milhares de família

Como a agricultura depende de mão de obra e de qualificação para que possa ser eficaz, ela acaba por ser um setor com alta demanda profissional, de maneira que é uma das que mais emprega pessoas no país.

De acordo com dados de 2016 do Cepea/Esalq (Centro de Estudos de Economia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba, SP), existem 19 milhões de trabalhadores no agronegócio, correspondentes a 20% dos empregos no Brasil.

Além disso, é interessante ressaltar que o maior setor do agronegócio é a agricultura familiar, sendo que ela conta com 11,5 milhões de pessoas atuando no cultivo e na produção nacional.

Dessa maneira, é possível perceber que a agricultura, assim como outros segmentos como o de remoção de terra e entulho, o de fabricação de fertilizantes e vários outros presentes no mercado brasileiro, são indispensáveis para o desenvolvimento do país.

6. Agricultura sustentável

Outro benefício que a agricultura oferece é o de ser um trabalho sustentável, o que quer dizer que a sua produção causa pouco impacto no meio ambiente.

Isso porque, assim como uma caixa de encomenda 6b pode ser reciclada após o seu uso, muitas das sobras das produções são convertidas em adubos, o que torna o ciclo da agricultura bastante positivo e pouco nocivo à natureza.

Considerações finais

Como é possível perceber, a agricultura é uma área indispensável para vários países e, em especial, para o Brasil, pois representa grande parte da sua economia, tanto no que diz respeito aos empregos gerados, quanto à relações comerciais com outras nações.

Dessa forma, merece ter um destaque entre as datas nacionais comemorativas, e precisa ser devidamente valorizada e exaltada pelo seu papel na subsistência humana.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Guia de Investimentos