Em Goiânia, sociólogo José Pastore fala sobre reforma trabalhista

Professor e sociólogo, ministrará palestra durante o 2º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural’, que ocorrerá no dia 13 de março, na capital goiana

O sociólogo e professor José Pastore estará em Goiânia (GO) no dia 13 de março para participar do ‘2º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural’. Ele vai ministrar palestra sobre ‘Reforma Trabalhista’, às 9h30, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O encontro é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Faeg e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O evento busca discutir as práticas modernas de gestão da contabilidade rural, além disso serão abordados assuntos relativos a Reforma Trabalhista, a contribuição sindical, além das novas obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas e produtores rurais, com a implantação do eSocial em 2018.

Pastore destacará em sua palestra, a importância da reforma trabalhista para o Brasil. “A reforma aprovada pelo Brasil é de grande amplitude e terá efeitos benéficos tanto para os empregadores como para os empregados”, destaca. Na agricultura, Pastore aponta que grande parte dos empregadores enfrentam problemas de insegurança jurídica no momento de contratar profissionais terceirizados, autônomos, consultores e etc. “Do lado dos trabalhadores, a maior parte dos empregados estão ainda na situação de informais (sem nenhuma proteção) e assim continuam quando são contratados por prazo determinado, de forma intermitente ou como safristas. A reforma trabalhista criou novas formas de contratação que darão segurança aos empresários e proteção aos trabalhadores”, aponta.

O sociólogo demonstrará também a importância da reforma para promover negócios, aumentar a produtividade e facilitar a competitividade das empresas e ao mesmo tempo atrelar os trabalhadores às proteções básicas do Brasil, como INSS, FGTS, férias, abonos, 13ª salário, entre outras.“A terceirização pode ser realizada para atividades meio e atividades fim o que amplia o seu espectro. As ações trabalhistas estão reduzindo de forma dramática, o que dá mais segurança para os empregadores. As novas formas de contratação podem ser negociadas entre empresas e sindicatos e o que for negociado vale mais do que a lei”, explica.

Perfil

José Pastore é doutor Honoris Causa em Ciência e Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA). É professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos.

Programação

8h – Credenciamento e café da manhã

8h20 – Abertura

9h30 – Palestra sobre Reforma Trabalhista – José Pastore

12h – Almoço

13h30 – Palestra sobre e-Social – Juneir Alves de Souza Goetz

16h – Encerramento

Ficha técnica

2º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural

Data: 13 de março de 2018 (terça-feira)

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Auditório da Faeg – Rua 87 n° 662 Setor Sul – Goiânia-GO

Doação de 5kg de arroz ou açúcar na data do evento

Realização: Senar Goiás, Faeg e CRC-GO

Fonte/Imagem: FAEG