Embrapa lança três cultivares

A Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lançou três cultivares de cereais de inverno na Expodireto Cotrijal, que começou nesta segunda (09.03), em Não-Me-Toque, RS. A cerimônia contou com a presença da Ministra de Agricultura, Katia Abreu, e do Presidente da Embrapa, Mauricio Lopes.

De acordo com o Presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, os lançamentos de cultivares da Embrapa têm permitido ‘a agricultura ‘dar grandes saltos, tanto em qualidade, quanto em produtividade’. A Ministra Katia Abreu agradeceu o esforço da Embrapa em garantir a agricultura forte no Brasil e completou ‘o produtor sabe tudo o que vocês fazem e reconhece esse esforço’.

Trigo
O desenvolvimento de novas cultivares de trigo com alto potencial de rendimento de grãos associado à estabilidade qualitativa para panificação é o principal desafio dos programas de melhoramento genético do cereal na Região Sul. A nova cultivar de trigo  BRS Marcante está alinhada com os princípios de produtividade de grãos, perfil para panificação e boa resistência às doenças foliares do trigo. Possui estatura e ciclo médio além de alta capacidade de perfilhamento. Indicada para os três estados doo Sul- RS, SC e PR. A media de rendimentos varia de 78 a 91 sacas, dependendo da região. A comercialização será por oferta publica.

Cevada
A cultivar de cevada BRS Korbel foi desenvolvida pelo programa de melhoramento da Embrapa Trigo em parceria com a FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e Ambev. BRS Korbel é uma cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, porte baixo, ciclo de 125 a 135 dias, combina vantagens de alto potencial produtivo, excelente qualidade de malte e principalmente a resistência a oídio. Indicada para RS, SC e PR em altitudes superiores a 500 metros. Rendimento médio de 100 sacas.

Centeio
Utilizado na elaboração de alimentos funcionais, o centeio tem ganhado importância junto ao consumidor. Contudo, a área cultivada ainda não atende a demanda, num mercado que segue estagnado pela falta de interesse do produtor que dependia, ate então, de cultivares muito suscetíveis a doenças e de baixa estabilidade de produção. O centeio BRS Progresso é a nova opção de cultivo para os diferentes sistemas de produção de inverno adotados no Sul e Centro-sul do Brasil. Esta cultivar apresenta moderada resistência à ferrugem do colmo, boa produtividade e estabilidade de produção, associada à qualidade de grãos e peso do hectolitro de acordo com exigências do mercado. Os grãos de ‘BRS Progresso’ podem ser utilizados na alimentação humana e animal, e a farinha pode ser usada na fabricação de pães, biscoitos e massas alimentícias. Indicada para as regiões Sul (RS, SC e PR), SP e MS. Media de rendimentos em 48 sacas.  Cultivar de oferta publica.

Por: Agrolink com informações de assessoria