Encontro discute inovação em pastagens

Lideranças e formadores de opinião com amplo conhecimento da pecuária, que tenham perfil engajador para compartilhar ideias e implementar soluções inovadoras; profissionais atualizados para um mercado dinâmico e transformador, ligados a instituições de ensino, pesquisa e extensão, inovação e C&T (Ciência e Tecnologia); empresas privadas que trabalham com agro, cooperativas e associações. Esses são o público esperado no Encontro de Inovação em Pastagens que a Embrapa Pecuária Sudeste promove no dia 4 de outubro em São Carlos (SP).

O evento faz parte do projeto Pecuária do Futuro, liderado pela pesquisadora Patrícia Menezes Santos, e que vai debater temas como novos usos de pastagens, gestão de riscos, sustentabilidade, nanotecnologia, tendências para a pecuária e comunicação, além do mapeamento de oportunidades para o setor. “As discussões serão estimuladas por uma metodologia inovadora que permitirá aos participantes a troca de experiências e acesso a mapas de oportunidades sobre pastagens”, comenta Patrícia.

As inscrições estão abertas, mas os interessados devem passar por um processo prévio de seleção, que vai considerar o perfil e o currículo. O link para a pré-inscrição é o https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/inovacaoempastagens e o candidato deve preencher uma ficha. Em até 48 horas ele receberá a resposta do processo seletivo. Se aprovado, a inscrição poderá ser consolidada até dia 18 de setembro. São 120 vagas e o investimento é de R$ 350.  A política de reembolso está disponível no site.

Desde 2014 a Embrapa vem investindo de forma mais efetiva em um conjunto de pesquisas em pastagens. O objetivo é desenvolver e transferir conhecimentos, tecnologias, produtos, processos e serviços (TPPS) que possibilitem o aumento da produtividade animal e o uso adequado das pastagens que se constitui em um dos mais importantes componentes da pecuária nacional.

Confira a programação:

9:30 – Abertura

9:45 – O futuro já começou para as plantas forrageiras?
Francisco Dübbern de Souza – Embrapa Pecuária Sudeste

10:25 – Gestão de risco na pecuária
Luis Carlos Guedes Pinto – Mapfre Seguros, ex-ministro da Agricultura

11:05 – Sustentabilidade
Luis Fernando Guedes Pinto – Imaflora

11:45 – Tendências econômicas e o futuro da pecuária
Alexandre Mendonça de Barros – MB Agro

12:30 – Almoço

14:00 – A nanotecnologia e os novos fertilizantes
Cauê Ribeiro de Oliveira – Embrapa Instrumentação

14:40 – As transformações no sistema de informações à sociedade e as estratégias em comunicação
Jorge Duarte – Secretaria de Comunicação Embrapa

15:20 – Compartilhamento de experiências e mapeamento de oportunidades em pastagens

17:30 – Encerramento

Serviço 
O que: Encontro de inovação em pastagens
Onde: Espaço Volentieri (São Carlos, SP)
Quando: 4/10/2017, a partir das 9:30