Especialista apresenta estratégias mundiais de vacinação em Ribeirão Preto, SP

 Os principais especialistas da avicultura mundial estarão reunidos de 17 a 19 de março para discutir os desafios, as oportunidades e o futuro da avicultura de postura no 13º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Presente desde as primeiras edições do congresso, que tradicionalmente abre o calendário de eventos do setor, a Ceva Saúde Animal levará novamente dois palestrantes de renome internacional.

A programação técnica do evento será aberta, dia 17, com uma apresentação do médico veterinário e diretor Global de Serviços Veterinários para Avicultura da Ceva, Marcelo Paniago. O especialista vai destacar estratégias de vacinação em criações de alta densidade e experiências na Ásia, Europa e Estados Unidos, das 14h15 às 15h. Paniago atuou na Ásia por nove anos e há cerca de três anos foi transferido para França, onde lidera a equipe global de serviços técnicos, acumulando experiências em diferentes sistemas de criação.

Segundo ele, as pressões de associações de consumidores por bem-estar animal e qualidade dos ovos, o aumento dos custos de produção e o constante desafio de doenças infecciosas têm contribuído para a transformação da indústria nos últimos anos.“Atualmente, as granjas estão sendo modernizadas em galpões cada vez maiores. Vivemos um grande desafio com a qualificação da mão de obra em alguns países e uma pressão por bem-estar em outros”, pontua.

O crescimento das economias dos países emergentes desencadeou uma série de mudanças em diversos setores produtivos e teve impacto sobre as estratégias de vacinação em diferentes partes do mundo. O desenvolvimento trouxe oferta de empregos melhores em centros urbanos, atraindo os trabalhadores da indústria avícola mais capacitados e consequentemente levando à escassez de mão de obra qualificada nas granjas e incubatórios.

Para reduzir os custos de produção por meio de ganhos de escala, as empresas passaram a investir em unidades de produção cada vez maiores e com maior nível de automação, aumentando o número de aves alojadas por aviário. Esta combinação de fatores fez com que os produtores de ovos tentassem reduzir o número de intervenções vacinais nas aves de postura, utilizando-se de diferentes estratégias.

No dia 18, o gerente técnico internacional da Ceva, Luiz Sesti, profere a palestra empresarial sobre a doença de Marek, das 10h45 às 11h45. A Doença de Marek é uma enfermidade linfoproliferativa presente em todo mundo, causando perdas econômicas seja devido à formação de tumores, seja pela imunossupressão em aves. A situação da enfermidade no Brasil permaneceu tranquila por vários anos, porém novos surtos surgiram em diferentes regiões produtoras. O especialista abordará as estratégias de controle da doença de Marek. A programação completa do 13º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos está disponível do site do evento (www.congressodeovos.com.br). Outras informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3832.1422.

Agrolink com informações de assessoria