Governo firma parceria com o Senar Goiás para realização do Programa Agrinho

A Superintendência Executiva da Secretaria de Estadual de Educação, Cultura e Esporte emitiu comunicado oficializando parceria entre o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás) para a realização do Programa Agrinho. A parceria determina que professores da rede estadual estão autorizados a participar de capacitação e repasse metodológico do Programa sem prejuízos a bonificações a que tenham direito.

Foram emitidas três circulares para a Superintendência de Ensino Médio, de Ensino Fundamental e para as subsecretarias regionais de educação. A partir de agora, educadores que se ausentarem da sala de aula para participar do repasse metodológico ou para realizar a multiplicação da capacitação do Agrinho entre professores de sua região não perderão mais o direito a bonificações por assiduidade.

Para a coordenadora do Agrinho, Fátima Araújo, os documentos representam um marco na história do Programa. “Isso é um divisor de águas para o Programa Agrinho porque eles continuam sendo beneficiados e participam dos projetos sem perdas. Sentimos que há um reconhecimento do Governo do Estado em relação ao programa”, avaliou.

O superintendente do Ensino Médio, Wisley João Pereira, declarou que o documento assegura que as atividades do Agrinho sejam realizadas com melhor planejamento nas escolas. “Agora, a unidade escolar pode se organizar e os professores podem se articular com outros professores para participar da formação. Assim, professores e estudantes terão suas aulas garantidas”, avaliou.

Agrinho

O Programa Agrinho é um projeto de responsabilidade social do Senar Goiás e tem por objetivo promover educação, cidadania e consciência ambiental, entre outros temas, entre crianças da rede pública e conveniada de ensino. Há oito anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos.

“Nossa avaliação do Programa Agrinho é muito positiva. Ele é um projeto que extrapola os muros da escola e vislumbra ações que estão adiante do currículo e vai além”, declarou o superintendente Wisley Pereira.

Por: Gilmara Roberto FAEG