Médico Veterinário

A Medicina Veterinária cresce a cada dia no país e no Rio Grande do Sul não é diferente. Atualmente, existem aproximadamente 12 mil profissionais em atividade no estado. A profissão está presente no cotidiano da população, atuando na saúde e no bem-estar dos animais, das pessoas e dos alimentos de origem animal. “Isso nos orgulha e também nos enche de responsabilidades”, afirma o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Rodrigo Lorenzoni. Segundo ele, “o médico veterinário, através do seu trabalho pode contribuir para uma sociedade mais saudável e com um futuro mais promissor”.

O dia 9 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Médico Veterinário. A data foi escolhida pois foi neste dia, em 1933, que foi publicado o decreto do presidente Getúlio Vargas normatizando as condições para o exercício da profissão, bem como seus campos de atuação, e a exigência de diploma de curso superior para o exercício profissional.

A importância do país como exportador de proteína animal, a garantia de inocuidade dos alimentos, diversos aspectos relacionados à saúde pública e também do meio ambiente, fazem do médico veterinário um profissional indispensável na sociedade.

Os médicos veterinários atuam em mais de 80 diferentes áreas. Desde a saúde de pequenos animais, passando pela pesquisa de medicamentos, a garantia do bem-estar animal e a preservação da fauna silvestre, até à segurança dos alimentos de origem animal.

 Assessoria CRMV/RS