Método de diagnóstico da operacionalização da inovação em atividades produtivas é apresentado em livro

Já está disponível para download gratuito a publicação “Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva: método de operacionalização do processo de inovação”, primeiro de uma série de três volumes que registram a Expedição Safra Brasília – Maracujá, evento de avaliação da cultura do maracujá no Distrito Federal promovido em 2017 pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), com participação da Embrapa e da Emater-DF. O livro descreve com detalhes os fundamentos teóricos e a execução do Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva (DCAP), método de avaliação de resultados que avalia a operacionalização da inovação junto aos públicos de interesse.

Destinada principalmente a profissionais que organizam eventos de avaliação de cadeias produtivas, a publicação tem como editores técnicos Francisco Eduardo Rocha, Maria Quitéria Marcelino e Breno Lobato (Embrapa) e Antonio Carlos Mendes (Emater-DF), com a contribuição de pesquisadores, analistas e técnicos da Embrapa Cerrados (DF), professores, extensionistas rurais da Emater-DF e técnicos da Seagri-DF.

O DCAP é baseado em dois modelos teóricos da Psicologia Social: o Modelo Lógico, utilizado para monitorar a implementação da intervenção, o processo de aprendizagem, a adoção e as consequências do uso de uma tecnologia; e a Abordagem da Ação Racional, que avalia fatores psicossociais que influenciam o comportamento humano, como a adoção de uma tecnologia.

Dessa forma, o DCAP auxilia na compreensão dos motivos da adoção ou não de uma determinada tecnologia, além de qualificar a forma como ela está sendo utilizada. Além disso, o método permite a avaliação de resultados de curto prazo, envolvendo conhecimento e motivação; de médio prazo, relacionados a ações para adoção da tecnologia; e de longo prazo, que são os impactos na comunidade.

A Expedição Safra Brasília – Maracujá levantou problemas e demandas da cultura do maracujá no DF para ações de pesquisa, transferência de tecnologia, extensão rural e políticas públicas a partir de visitas e aplicação de questionários estruturados com perguntas técnicas e comportamentais. O próprio evento foi estruturado a partir do DCAP e é utilizado como exemplo de aplicação do método no livro. Entretanto, como frisam os editores, o DCAP pode ter como objeto de análise qualquer atividade produtiva.

O livro está estruturado em cinco capítulos que abordam os cenários de aplicação e concepção do DCAP; os aportes teóricos para o desenvolvimento do método; a descrição e o passo-a-passo da operacionalização do DCAP; os tipos de análises de dados necessárias à sua aplicação; e como migrar um questionário impresso para uma plataforma eletrônica e aplicá-lo mesmo em ambientes sem internet.

(Endereço para download: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1098977/diagnostico-comportamental-da-atividade-produtiva-metodo-de-operacionalizacao-do-processo-de-inovacao)

Fonte: Embrapa Cerrados Por Breno Lobato