Previsões trazem boas chuvas para o Meio-Oeste dos EUA nos próximos dias

Previsão do Tempo - 23 de julho de 2016

O tempo virou no Corn Belt! A forte onda de calor prevista para o Meio-Oeste americano chegou, porém, não deve durar mais do que os próximos dias deste final de semana e, na sequência, os dias deverão ser de temperaturas mais amenas e chuvas mais intensas do que as previstas anteriormente, de acordo com as últimas previsões do NOAA, o departamento oficial de clima dos EUA e de institutos particulares de meteorologia.

Segundo informações da Divisão de Agroclima do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o clima quente e úmido deverá permanecer sobre todo o Meio-Oeste americano, com o calor intenso e temperatuas próximas dos 38ºC restritos, porém, só para algumas regiões. “As altas temperaturas durante o dia e a noite não são as mais ideais para as plantas, porém, os bosn índices de lavouras em boas ou excelentes condições e as boas chuvas previstas daqui para frente minimizam o stress causado”, explica, em nota, a consultoria Benson Quinn Commodities.

Nesta sexta-feira, 22 de julho, as chuvas já alcançam volumes elevados em determinadas partes do Corn Belt, mas as temperaturas seguem altas, com mais de 40ºC em regiões mais a Oeste do Corn Belt.

Até 26 de julho

Durante este final de semana, o padrão deverá ser o mesmo, com a exceção de que as chuvas se espalham um pouco mais pel Meio-Oeste americano, principalmente pela região Leste dos EUA. Alguns estados incluindo a Dakota do Norte, Minnesota, Iowa e Illinois podem receber chuvas de 20 a 38 mm. Já em outras áreas como Kansas, Arkansas, Mississipi, Alabama e o sul de Illinois podem receber até 12 mm de precipitações. Assim, as máximas nos principais estados produtores, de acordo com o modelo GFS (norte-americano), podem variar de 26ºC a 43ºC.

Chuvas previstas de 23 a 26 de julho nos EUA - Fonte: NOAA

Chuvas previstas de 23 a 26 de julho nos EUA – Fonte: NOAA

7 Dias

Para os próximos sete dias, a previsão do NOAA indica a chegada de chuvas ainda mais intensas, as quais poderiam variar de 30 a 50 mm nos principais estados produtores norte-americanos. Os maiores volumes deverão ser registrados nas Dakotas, Minnesota, pontos de Iowa, Missouri, Illinois, Indiana e Kentucky.

Previsão de chuvas nos próximos 7 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas nos próximos 7 dias nos EUA – Fonte: NOAA

Previsões alongadas

“Os principais modelos meteorológicos continuam em sintonia com as previsões de temperaturas altas para as regiões produtoras até domingo. À medida em que o sistema de alta pressão começa a se deslocar para o oeste, as temperaturas também começam a ficar entre normais e ligeiramente acima do normal. As temperaturas na primeira semana de agosto devem variar de 26ºC a 32ºC e diminuir a partir daí”, explica a analista de mercado Andrea Cordeiro, da Labhoro Corretora.

Entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, segundo previsões do NOAA, as temperaturas começam a se normalizar no Meio-Oeste americano, com apenas algumas áreas com temperaturas acima da média, mas não tão elevadas quanto as atuais. No mesmo período, as chuvas no Corn Belt devem se comportar dentro da normalidade.

Chuvas previstas nos EUA entre os dias 29 de julho a 4 de agosto - Fonte: NOAA

Chuvas previstas nos EUA entre os dias 29 de julho a 4 de agosto – Fonte: NOAA

Temperaturas previstas nos EUA entre os dias 29 de julho a 4 de agosto - Fonte: NOAA

Temperaturas previstas nos EUA entre os dias 29 de julho a 4 de agosto – Fonte: NOAA

Para todo o mês agosto, ainda de acordo com previsões do NOAA divulgadas nesta quinta-feira (21), o cinturão de produção dos EUA deverá registrar ainda temperaturas acima da média, mas de forma menos intensa, como já começa a acontecer na próxima semana. Já as chuvas, em alguns pontos do coração do Meio-Oeste americano podem ficar acima do normal para a época, de acordo com as imagens a seguir.

Chuvas previstas para agosto nos EUA - NOAA

Chuvas previstas para agosto nos EUA – NOAA

Temperaturas previstas para agosto nos EUA - Fonte: NOAA

Temperaturas previstas para agosto nos EUA – Fonte: NOAA

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

Outras Notícias