Dia Mundial da Uva Marselan: Saiba mais sobre essa variedade especial e conheça um rótulo clássico da Salton

Celebrado neste sábado, 27 de abril, o Dia Mundial da Uva Marselan é também uma forma de reverenciar os mais diversos terroirs que compõem o cenário mundial da viticultura. Bastante conhecida por figurar em rótulos gastronômicos sem abrir mão de taninos marcantes, a casta francesa Marselan vem conquistando vinhedos e também apreciadores no mundo todo, inclusive no Brasil. A Salton apresenta esta uva em dois rótulos da marca conceito Domenico. As garrafas de Salton Campanha Marselan e Marselan/Tannat são exemplos de tintos emblemáticos ideais para serem apreciados no outono e no inverno e, claro, no Dia Mundial da Uva Marselan. As uvas usadas para estes rótulos são selecionadas e colhidas em vinhedos cultivados na Campanha Gaúcha.     

A Marselan é uma uva tinta com cachos grandes e bagas pequenas, rica em polifenóis e muito resistente às doenças que acometem vinhedos. A singularidade da casta, no entanto, não foi bem compreendida logo que o ampelógrafo (profissional que escreve a respeito das vinhas) parisiense Paul Truel divulgou sua criação, em 1961, no Sul da França. A baixa produtividade e os grãos pequeninos fizeram com que a Marselan não fosse um sucesso imediato. Mas, com o tempo, foi a resistências às moléstias que fez com que os produtores passassem a investir na Marselan. A comprovação veio com rótulos de vinhos agradáveis, frescos e gastronômicos, característicos desta uva. Inclusive, o Dia Mundial da Uva Marselan é celebrado nesta data pois é aniversário do Paul, o pesquisador que deu origem a esta variedade.

Quando a Marselan foi idealizada em laboratório, o projeto tinha em mente duas uvas muito conhecidas na Europa: a Cabernet Sauvignon e a Garnacha (ou Grenache). A ideia seria unir e potencializar as características interessantes para a vinificação de cada variedade. Da Cabernet Sauvignon, o pesquisador Paul Truel queria preservar potência e rendimento e, da Garnacha, quis extrair a resistência às doenças e às altas temperaturas.

Por isso, hoje a Marselan é conhecida por seus vinhos de cor púrpura vibrante, aromáticos e frescos. Ainda que de corpo médio, os rótulos da Marselan possuem boa estrutura tânica e acidez, tornando-os excelentes acompanhantes da gastronomia. Assim, a cidade de Marseillan, a qual Paul Truel se inspirou para dar nome à uva, hoje é mencionada em terroirs de todo o mundo, principalmente na França e na China, mas também Estados Unidos, Argentina e, claro, no Brasil.

Em território brasileiro, a Marselan é traduzida em vinhos de cor intensa, com ótimo potencial de guarda, graças aos polifenóis. O Rio Grande do Sul é a região brasileira que mais planta e vinifica a Marselan. A variedade se adaptou bem aos terroirs do estado, sendo cultivada na Serra e Campanha Gaúcha, e na Serra do Sudeste.

Para comemorar o Dia da Uva Marselan, Domenico Salton Campanha Marselan é excelente opção

Este vinho é a combinação ideal para queijos, risotos e suculentas carnes vermelhas grelhadas – uma harmonização típica do outono! Com uvas cultivadas nas planícies e coxilhas da região da Campanha Gaúcha, Domenico Salton Campanha Marselan explora a identidade dos infindáveis horizontes do Pampa. Possui cor vibrante e aromas intensos, que lembram frutas silvestres frescas, compota de framboesa e notas mentoladas. Em boca, o Marselan da Salton apresenta uma acidez equilibrada, taninos macios e um final marcado por aromas frutados.

O blend com Tannat também figura nesta linha de vinhos com o Domenico Salton Campanha Marselan/Tannat. Esse rótulo expressa, através de seus intensos aromas de frutas e marcante sabor, a perfeita harmonia desse inusitado corte. Sua estrutura sugere combinações como carnes vermelhas assadas ou massas com molhos vermelhos.

Fonte: Raquel Fronza