Relatório de Mercado 05/05/2016

  • O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (04.05) alta de 4,00 centavos de Dólar no contrato de Julho/16, fechando em US$ 10,34 por bushel. Em mais uma sessão de grande volatilidade, o mercado norte-americano da oleaginosa voltou a registrar ganhos em suas principais cotações dos futuros. Os fundos de investimentos voltaram a realizar movimentos de compra, uma vez que não há projeções definitivas sobre o tamanho e produtividade da safra dos Estados Unidos, além das incertezas sobre a extensão das perdas pelo clima na América do Sul.
  • Nesta quinta-feira (5), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago registram mais uma alta, dando continuidade ao movimento registrado nas sessões anteriores. Nesta manha, por volta das 10:39 (horário de Brasília), os principais vencimentos subiam entre 6 e 7 pontos. Assim, o julho/16 – o mais negociado neste momento – valia US$ 10,41 por bushel.
  • Os fundos investidores, como explicam analistas, ainda mantém a maior parte do seu foco nas perdas que vêm sendo registradas na América do Sul, especialmente na grave situação da safra argentina.
  • Ainda nesta quinta, o USDA divulgou os números de exportações semanais que foram acima do esperado para a soja com 1.3 milhões vs a expectativa do mercado de 600-1000, oque deve manter os preços da soja mais firmes apesar dos preços já estarem bastante esticados ou inflacionados.
  • A consultoria INTL FCStone fez nesta quarta-feira (4/5) um novo ajuste para baixo na sua estimativa para a produção de soja brasileira em 2015/2016. Segundo a consultoria, a colheita do País deve atingir 96,53 milhões de toneladas, um volume que, apesar de recorde, está aquém do potencial esperado inicialmente.
  • Os preços do milho na CBOT deram continuidade ao movimento de queda nesta quarta-feira, ainda sob influência das boas perspectivas para o plantio da safra 2016/07 dos EUA. A queda só não foi maior porque o vencimento de julho encontrou suporte técnico na média móvel de 30 dias e em preocupações com as potencias perdas de produção na safra brasileira 2015/16.
  • Hoje os futuros do milho negociados na Bolsa de Chicago iniciaram o pregão com leves altas. As principais posições do cereal exibiam ganhos entre 0,75 e 2,25 pontos, por volta das 7h32 (horário de Brasília). As cotações testam uma reação após recuar nos dois últimos pregões. Ainda ontem, os preços foram pressionados pela perspectiva de melhora no clima nos Estados Unidos a partir da próxima semana, o que deve contribuir para o avanço da semeadura do cereal, conforme ponderou o site Farm Futures. Até o último domingo, em torno de 45% da área esperada para essa temporada já havia sido cultivada.
  • O óleo de palma registrou alta pela segunda sessão consecutiva devido ao enfraquecimento da moeda local da Indonésia e da Malásia. O óleo de soja também registra a terceira alta consecutiva em simpatia com a reação dos preços dos óleos vegetais em geral nos últimos dias.
  • Dólar recua pelo segundo dia após BC ficar novamente fora do mercado e com petróleo em alta reduzindo a tensão verificada ontem no exterior. No momento a moeda registra leve queda de 3.5270 sendo cotada á 3.5270.

Por: Caramuru