Senar/SC promove 250 treinamentos gratuitos em março no Estado

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 118 municípios

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promove em março 250 treinamentos gratuitos de curta duração em 118 municípios. Em parceria com os Sindicatos Rurais, os cursos contemplam mais de 4.000 produtores e buscam fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade dos trabalhadores rurais. São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. A formação também engloba inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas, turismo rural e organização dos estabelecimentos.

 De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, desde o ano passado todos os treinamentos seguem as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. “Os cursos incentivam a inovação dentro das propriedades, por isso é essencial que eles continuem acontecendo, com todos os cuidados e segurança possíveis”, destaca Pedrozo. Em Santa Catarina são 500 mil produtores rurais e 183 mil propriedades.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, sublinha que as qualificações são fundamentais para o fomento do agronegócio no Estado. “Promovemos os cursos de forma mensal, em todas as regiões, conforme demanda levantada pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. São técnicas que complementam o conhecimento dos produtores e ensinam novas formas de melhorar e ampliar as atividades”, ressalta.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

           O oeste catarinense receberá 23 cursos em 13 municípios. Destaque para treinamentos sobre Fluxo de Caixa da Atividade Rural (Chapecó, dia 4), Produção Caseira de Massas para Congelamento (Faxinal dos Guedes, 8 e 9), Preparo de Bovinos para Leilões e Exposições (Ipumirim, 4 e 5) e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (Xanxerê, 15 e 16).

            No extremo oeste, serão 27 cursos em 16 municípios. Os treinamentos destaques são sobre Doma Racional de Equídeos (Dionísio Cerqueira,15 a 19), Aumento da Produtividade do Mel (Iporã do Oeste, 2 e 3; Itapiranga, 4 e 5), Comunicação Eficaz (São Lourenço do Oeste, 18 e 19) e Prevenção de Doenças Crônicas (Barra Bonita, 15).

Entre os 33 treinamentos em 17 municípios do meio oeste estão: Inseminação Artificial em Bovinos (Água Doce, 22 a 25), Artesanato em Tear com Lã de Ovelha (Salto Veloso, 23 a 26), Manejo de Colméia (Campos Novos, 23 e 24) e Irrigação – Aplicações, Manejo e Fertirrigação (Lebon Régis, 16 e 17).

norte catarinense receberá 41 cursos em 14 municípios, entre eles: Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos (Campo Alegre, 17 a 19), Floricultura (Bela Vista do Toldo, 8 e 9), Microtratores – Operação e Manutenção (Joinville, 4 e 5) e Beneficiamento e Conservação de Pescado (Monte Castelo, 9 e 10).

A região do planalto serrano receberá 41 cursos em 18 localidades. Destaque para as capacitações sobre Prevenção às Deficiências na Área Rural (Anita Garibaldi, 2), Turismo Rural – Acolhida no Meio Rural (Bocaina do Sul, 9 e 10), Produção e Manejo de Ovinos (Lages, 11 e 12) e Produção de Própolis (Palmeira, 11 e 12).

Sul terá 38 treinamentos em 21 municípios, entre eles: Casqueamento e Ferrageamento de Eqüídeos (Araranguá, 4 e 5), Culinária de Peixes e Frutos do Mar (Florianópolis, 8 e 9), Plano de Negócios da Propriedade Rural (São Pedro de Alcântara, 16 e 17) e Conservação do Solo (São José, 17 e 18).

A região do vale do Itajaí contará com 47 cursos em 19 municípios, entre eles: Proteção de Nascentes (Itapema, 31), Bordado com Patchcolagem (Ituporanga, 9 a 11), Controle Agroecológico de Pragas e Doenças (Guaramirim, 1 e 2) e Produção de Frangos e Ovos Caipiras (Apiúna, 4 a 6).

Fonte: MB Comunicação