Silo-bolsa ganha força no Brasil

Há algum tempo, o silo-bolsa se consolidou na Argentina como uma excelente solução para armazenamento. No Brasil, esta tecnologia vem, ano a ano, ganhando espaço e tudo indica que, em breve, será tão valorizada aqui quanto é no país vizinho. Este contexto deve ser impulsionado pelo recorde estimado para 2020 (cerca de 245,9 milhões de toneladas, de acordo com o IBGE).

Neste contexto, há um outro fator importantíssimo: segundo especialistas, o Brasil apresenta um déficit de armazenagem e, por ser uma solução flexível e de fácil instalação, o silo-bolsa aumentará a sua participação no mercado.

Para que você conheça mais sobre esta tecnologia, Dayana Caroba, gerente comercial da Silox, empresa que utiliza a tecnologia e qualidade do grupo Nortène, destaca a seguir mais cinco benefícios:

1 – Valorização da colheita – A época da colheita nem sempre é a ideal para a comercialização do produto. Com o silo bolsa, existe a possibilidade de o agricultor aguardar a época mais valorizada para negociar a sua safra.

2 – Otimização da logística – A falta de estradas, o valor elevado de fretes, e a escassez de caminhões pela alta demanda da época, são fatores que podem comprometer a colheita. O silo bolsa garante o trabalho ininterrupto.

3 – Custo/Benéfico – Com resultados comprovados em diversas culturas, o silo-bolsa tem ótimo custo-benefício, principalmente por utilizar matérias-primas de qualidade, como o metaloceno e o dióxido de titânio.

4 – Além da economia, a solução traz outras vantagens para o produtor – A Separação da safra por lotes e produtos por qualidades especificas; produtos com umidades diferentes; produtos com diferentes teores de proteína ou coloração; e, em armazéns, evita a mistura entre bons produtos e os de qualidade inferior (produtos da pré-limpeza).

5 – Hermeticamente fechado – A principal função do silo-bolsa é ser uma barreira de oxigênio, que proporciona um ambiente hermeticamente fechado e anaeróbico, impedindo o desenvolvimento de insetos (caruncho e pragas), mantendo, assim, a qualidade do produto armazenado.

Portanto, o silo-bolsa é um grande aliado para o agronegócio brasileiro, além de ser uma tecnologia que promove a alta sustentabilidade.

Fonte: Ação Estratégica