O Papel do Produtor Rural na Conservação Ambiental do Brasil

É com esse tema que o Sucesso no Campo vai promover no dia 14 de setembro de 2018, em Jataí –  Sudoeste Goiano, uma manhã de “Conversa de Produtor com Evaristo de Miranda”

Em comemoração aos 10 anos de atividade do programa completamente voltado para o agro e as questões que envolvem o produtor rural, será realizada uma manhã de conversa com a participação de produtores rurais, empresários do setor e autoridades classistas.

O evento é gratuito e será realizado no Tatersal do Parque de Exposições de Jataí. A seguir, um resumo sobre o trabalho de Evaristo de Miranda e uma prévia do rumo que a conversa terá.

Evaristo Eduardo de Miranda é um brasileiro pesquisador da Embrapa, escritor e atua nas áreas de Ecologia, Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Territorial. Com o trabalho, resultado de suas pesquisas pode contribuir de modo extremamente relevante na definição de vários pontos do Código Florestal apresentando números e dados que mostram o produtor brasileiro como o “Maior Conservacionista Ambiental”.

Foi através do estudo conduzido por Evaristo de Miranda que consolidou-se dados importantes onde destaca o Brasil produtivo como o “Gigante da Preservação Ambiental” com cerca de 67% do território em vegetação nativa preservada ou protegida. Dentro das propriedades particulares há mais áreas preservadas do que em todo o “resto” do país.

Através dos cálculos levantados por sua equipe, certificou-se que no Brasil tem cerca de 20% se sua área preservada dentro das propriedades particulares com reserva legal, área de preservação permanente e vegetação excedente, enquanto o governo preserva apenas 13% através das unidades de conservação nativa.

Fonte: SUCA/Divulgação