O que são Staphylococcus não-aureus (SNA)

O que são Staphylococcus não-aureus (SNA) e qual a importância na mastite?

O grupo de bactérias classificado como Staphylococcus não-aureus (SNA), também conhecido como Staphylococcus coagulase negativa (SCN), são patógenos do gênero Staphylococcus, os quais têm alta prevalência em casos de mastite. Esses patógenos habitam principalmente a pele e o canal do teto. O principal patógeno classificado como SNA encontrado isolado em amostras de leite com mastite é o Staphylococcus chromogenes, ele assim como as outras espécies desse grupo, tem origens distintas, associadas à vaca ou ao ambiente.

A infecções causadas por esses patógenos apresentam baixo impacto, alterando pouco a produção e composição do leite, podendo apresentar aumento da contagem de células somáticas (CCS). Um estudo realizado a partir de 21 rebanhos leiteiros, com o objetivo de identificar alterações na produção, CCS e composição do leite em infecções subclínicas por SNA, mostrou que apenas a alteração de CCS é significativa, não apresentando alteração em relação à produção e composição do leite dos animais avaliados (TOMAZI et al., 2015).

As infecções por esses agentes podem ocorrer no período de pré-parto ou durante a lactação. É de extrema importância a manutenção da higiene nas instalações onde as vacas se encontram, evitando principalmente o acúmulo de matéria orgânica, assim como a higienização correta dos conjuntos de ordenha.

SNA respondem muito bem à tratamentos com antimicrobianos (cura de 80 a 90% dos casos), no entanto vacas com mais lactações tem menores chances de cura. O tratamento é indicado em casos de MC moderados e graves, assim como, em casos de mastite persistentes causados por esses patógenos. Além disso, esses patógenos apresentam altas taxas de cura espontânea, sem a utilização de qualquer tratamento, principalmente em casos leves de mastite clínica e casos de mastite subclínica em primíparas.

Fonte: Assis comunicações