Os navios Riobaldo e Natureza foram afundados

Curiosidade: Os navios Riobaldo e Natureza foram afundados, em 16/09/2019 e passaram a fazer parte do Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco. As embarcações foram naufragadas a uma distância de sete quilômetros da costa de Tamandaré, no Litoral Sul do estado, numa profundidade de 27 metros da superfície.

Explosivos foram detonados para abrir buracos nos cascos dos navios. Com isso, eles se juntaram aos 33 pontos de mergulho no litoral pernambucano.

Os navios Riobaldo e Natureza passaram décadas atuando junto à ciência brasileira e ganharam uma “aposentadoria” no fundo do oceano. Riobaldo é o mais antigo, tem 50 anos, e foi construído nos Estados Unidos. Natureza saiu de um estaleiro no Ceará há 29 anos.

Riobaldo e Natureza navegaram até 2003 e, desde então, estavam parados, sem manutenção, corroídos pela ferrugem que tomou conta do casco. Aos poucos, os barcos se transformaram em sucata e uma reforma, nas condições em que estavam, seria inviável.

A saída, mais nobre do que parar no ferro velho, foi transformar os navios em recifes artificiais, oferecendo uma “moradia de luxo” para os peixes no fundo do mar e uma atração para os turistas e mergulhadores.

Fonte: Secretaria da aquicultura e pesca